Há uma série de pontos que devemos prestar atenção e procedimentos que devem ser realizado quando você inicia a construção de uma casa. Tais processos garantem não apenas a segurança da construção, como também sua regularização. Neste post vamos falar sobre o que você precisa saber antes de construir sua casa!
O que você precisa saber antes de construir sua casa
Ter a casa própria costuma ser o sonho de muitos. Poder construí-la do seu jeito, sob medida para as suas necessidades é ainda melhor. Entretanto, não se trata apenas de contratar um engenheiro que faça um bom projeto e um arquiteto que faça uma fachada bonita. Antes de iniciar de fato a construção da sua casa, há uma série de pontos que devemos prestar atenção. Uma vez que são desrespeitados podem inviabilizar a construção. A seguir explicaremos os passos necessário para você realizar seu sonho!

  • Consulta de viabilidade na prefeitura      

  As construções nas cidades são regidas pelos seus respectivos planos diretores, uma espécie de pré-definição das áreas que abrigam cada tipo de construção. Antes de construir no seu terreno você deve solicitar uma consulta de viabilidade junto a prefeitura de sua cidade. Em Florianópolis essa solicitação pode ser feita on-line ou presencialmente. Você encontrá mais informações no site da prefeitura. Sem a consulta de viabilidade, nada se pode fazer. Ela é primordial para obter as informações sobre tamanho da edificação, tipo, os recuos necessários, entre outros pontos definidos no Código de Obras e Plano Diretor.

  • Levantamento planialtimétrico

  O levantamento planialtimétrico visa conhecer a superfície e os limites do seu terreno. Nele se tem o levantamento exato da área do imóvel, bem como as curvas de nível que auxiliam na definição do projeto arquitetônico. Por meio dele é feita a escolha  das técnicas para o desenvolvimento do projeto. Dessa forma você aproveita o máximo do relevo do terreno e tendo o menor desperdício de energia com as movimentações de terra necessárias.

Residência PC Casas modernas por Maria Helena Caetano _ Arquitetura e Interiores Moderno

No exemplo acima o levantamento planialtimétrico permitiu aos arquitetos que aproveitassem a diferença de níveis no terreno para criar diferentes pisos. Dessa forma, além de economizar, você ainda torna sua casa única.


  • Laudo de sondagem e percolação do solo

  No ensaio de permeabilidade do solo é possível identificar o quanto de água pode ser absorvida pelo solo. Esse estudo é feito de acordo com o tipo e espessura do solo. O ensaio de percolação é feito para calcular o dimensionamento de sistemas de tratamento de efluentes líquidos. Ambos os ensaios levam em conta a presença e distância de lençóis freáticos. É necessária a sua realização para elaborar e aprovar o projeto hidrossanitário junto a Vigilância Sanitária, de acordo com a localização do terreno. Para a elaboração do projeto estrutural é imprescindível conhecer o solo. Dessa forma é possível definir o tipo de fundação a ser escolhida para a edificação.

   
  • Projeto da edificação já existente no terreno

  Se acaso haja uma construção pré-existente no terreno, faz-se necessário os projetos das mesmas. Caso você não possua tais projetos, recomenda-se a contratação de profissionais habilitados e devidamente registrados em seus conselhos. Eles serão responsáveis pela elaboração do projeto As Built. Em outras palavras, caso você possua uma casa já construída em seu terreno, precisará das plantas, sejam elas as originais ou uma planta feita por um profissional após a construção. Para ampliações você necessitará ter um alvará de construção. Para conseguir a expedição dele  existem passos a serem cumpridos, para que sua obra esteja legalizada, conforme as leis e normas do município.

   
  • Número de inscrição imobiliária

  É o número de inscrição do imóvel junto ao Cadastro Imobiliário do seu município, também conhecido como inscrição do IPTU. Lá constam informações importantes sobre o imóvel, como endereço, área construída e territorial, lote, proprietário, valor de venda e registros fiscais. Ele é como o CPF do seu terreno!

  Depois de reunir essas informações, é necessário buscar um profissional capacitado para elaborar os projetos essenciais da construção. Nesse post te mostramos 5 motivos para contratar um engenheiro para elaborar seus projetos! São eles, por ordem: arquitetônico, estrutural, hidrossanitário e elétrico. Quer saber mais sobre esses projetos? Acesse abaixo o nosso guia de projetos para construir sua casa e descubra quais os projetos necessários e do que eles se tratam.

Compartilhe

Comentários