Se liga na rede: o que é essa iniciativa?

Se você mora em Florianópolis-SC, provavelmente já viu algum banner ou já ouviu falar do Se liga na rede. Está é uma iniciativa da prefeitura que busca regularizar a rede de esgoto do município.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), em parceria com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). Ele tem como objetivo fazer a inspeção de ligações de esgotamento sanitário e pluvial dos imóveis, assim trazendo melhorias sanitárias e ambientais ao município. Assim seus agentes, por meio de inspeções, orientações e incentivos, buscam sensibilizar a população sobre o assunto.

Se liga na rede

Mas o que é o Se liga na rede?

Conforme o site da prefeitura, o objetivo primário deste programa é proteger os recursos hídricos da cidade. Tanto pela segurança que a qualidade da água ser utilizável, quanto pela atualização e controle do controle de cadastros dos residentes.

Por meio do trabalho compartilhado entre a prefeitura, o proprietário e a CASAN, a responsabilidade é dividida a fim de otimizar os resultados. A prefeitura é a responsável pela organização e implantação das “bocas-de-lobo”, garantindo a drenagem pluvial.

Por sua vez, a CASAN se responsabiliza pelas Caixas de Inspeção Individuais e os Poços de Vista. Mas, como proprietários, temos também nossa responsabilidade, logo que a fossa, o sumidouro ou o filtro precisam estar em dia. Além disso, caixas de passagem, válvulas de retenção de esgoto e outros são de nossa responsabilidade.

Especialmente em prédios maiores, é preciso se atentar para que o dimensionamento do projeto hidrossanitário esteja bem dimensionado e atualizado. Assim sendo, a caixa de gordura deve estar em boas condições de ventilação para receber, exclusivamente, os efluentes que contiverem resíduos gordurosos. Pias, churrasqueiras e máquinas de lavar louça devem redirecionar corretamente seus resíduos.

Por que essa iniciativa é importante?

Nos últimos 3 anos, já foram realizadas mais de 8 mil inspeções. Destes, 5 mil foram o primeiro contato, ou seja, quase 3 mil foram retornos de locais que estavam irregulares. O número significa uma quantidade enorme de pontos geradores de esgoto, gordura e águas pluviais fora do padrão. 

Além da visita, o programa conta com folders de conscientização para a população entender a importância da ação. Além disso, a consultoria técnica de análise é gratuita. Por exemplo, por meio de um teste de fumaça feito na rua, eles conseguem identificar nas casas pelo poço de visita.

O saneamento básico é um importante fator para a diminuição da mortalidade infantil e aumento da qualidade de vida. Por meio de uma boa infraestrutura, gera-se um incentivo ao turismo, à educação e à geração de novos empregos. 

Dessa forma, com uma organização de informação centralizada, o controle e a efetividade destas ações garantem maior eficiência e eficácia das ações.

Como o EPEC pode te ajudar?

A autodeclaração de regularidade também é conhecida como “Declaração de conformidade da ligação predial de esgoto e água pluvial para fins de regularização do imóvel frente ao cadastro da Prefeitura Municipal de Florianópolis”. Ela é feita com base em projetos, análises e Anotações de Normas Técnicas feitas por profissionais capacitados na prefeitura. 

Após a vistoria ou a retificação do projeto, é dado um prazo para a adequação do projeto, e dependendo das entregas, podem ser cobradas multas.

Por isso, a iniciativa é tão importante, além do bem estar, ele cuida da segurança ambiental da cidade. Foi notificado ou só quer fazer um orçamento para dimensionar ou planejar seu projeto sanitário? Entre em contato e conheça mais!

Compartilhe

Comentários