projeto as built: o que é e qual a sua importância
Já parou para pensar na importância da planta de uma construção em uma reforma? Ou que muitas vezes montamos essa planta mesmo depois da casa já construída? Esse procedimento se chama projeto As Built, e nesse post vamos te mostrar um pouco mais sobre sua funcionalidade.

O que é um projeto As Built?

As Built é a atualização de um projeto, feita, por exemplo, por conta de modificações durante o processo de construção ou reforma de um imóvel, fazendo com que o projeto final fique diferente do inicial. Através dele, conseguimos saber com detalhes, onde estão as estruturas e instalações de um local construído, pois além do projeto arquitetônico, ele inclui os projetos complementares. Esse processo é muito importante para que problemas futuros possam ser evitados.

Segurança

Com o As Built podemos evitar alguns acidentes que podem acontecer durante as modificações de um imóvel. Esse projeto é muito importante em reformas, pois saberemos onde estão os pilares, onde correm a rede elétrica, hidráulica e de gás. Além disso, fica mais fácil de fazer adequações para que este imóvel se encaixe nas normas vigentes, conseguindo o “Auto de Conclusão”, também conhecido como “Habite-se”, um documento que prova que seu imóvel é seguro e habitável. 

Para obter o Habite-se, você precisa de alguns documentos, como a Certidão de Visto Fiscal do ISS, se necessário, o laudo do Corpo de Bombeiros através de um PPCI, entre outros. Preparamos um post onde explicamos como legalizar a situação do seu prédio! Você pode encontrar mais informações sobre a obtenção desse documento em Florianópolis no site da Prefeitura.

Economia

Se o As Built não existisse, a perfuração de um cano, ou de um fio de energia elétrica seria muito mais comum nas modificações de um imóvel, pois durante a construções, casualmente haverá mudanças no local de uma tomada ou na tubulação. O projeto faz justamente a atualização dessas mudanças na planta, fazendo com que gastos com correções de erros sejam evitados.

Clareza e praticidade

Essa atualização do projeto pode ser feita de forma digitalizada, passando seus registros para programas de computador, utilizando, por exemplo, o BIM, em programas como o Revit. Dessa forma temos uma visualização 3D da edificação, tendo mais clareza de todas as partes da construção. Portanto teremos uma planta confiável, completa e mais segura do imóvel.

Por fim, percebemos a importância de ter os projetos da sua edificação sempre atualizados! Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Compartilhe

Comentários