Muitas pessoas não têm conhecimento sobre a importância dos projetos complementares para o funcionamento qualitativo de uma construção. Estes projetos  são  projetos técnicos que completam o projeto arquitetônico, com as informações necessárias para a construção. Assim, além de serem um guia para execução da obra, os complementares também otimizam o tempo da operação e garantem a racionalização de gastos. Por isso, separamos tudo o que você precisa entender sobre a importância dos projetos complementares. 

Projeto Estrutural 

O Projeto Estrutural é  responsável pela segurança da edificação, através dele se faz o dimensionamento da estrutura que a sustenta, como vigas, pilares e lajes. Buscar por auxílio profissional na hora de planejar o projeto garante, além da segurança da edificação; um melhor ajuste e dimensionamento das estruturas, uma vez que os cálculos são milimetricamente personalizados; bem como, a racionalização nos usos dos materiais; e também, a definição do melhor sistema para a sua construção, facilitando futuras manutenções. 

Projeto Elétrico

O Projeto Elétrico é responsável pela estruturação de como funcionará toda a fiação elétrica e futuras instalações na construção. Assim, além de garantir uma melhor distribuição de energia elétrica; o projeto assegura, também, que o sistema elétrico tenha capacidade de evitar curtos circuitos e choques em áreas molhadas, uma vez que, caso haja sobrecarga devido ao uso, o disjuntor desarmará, sem que gere o risco de o circuito chegar a um curto. 

Projeto Hidrossanitário 

O Projeto Hidrossanitário é responsável pelo planejamento do sistema de fornecimento de água e de despejo de esgoto da residência. Dessa forma, na parte hidráulica, planeja toda a tubulação de água desde a sua chegada vinda pelo sistema de abastecimento municipal, chegando a caixa d’água e distribuindo água quente e fria para toda a casa. Enquanto na parte sanitária, o projeto determina o despejo correto do esgoto gerado na residência, conectando todos os pontos da casa (como banheiro e cozinha) ao sistema de esgoto do município. É um projeto muito importante, pois define a posição de toda a tubulação; além de prevenir erros em obra, como desperdício de material; e também, facilitar manutenções preventivas futuras.

Projeto Preventivo Contra Incêndio

O Projeto Preventivo Contra Incêndio é responsável por determinar as medidas tomadas para a prevenção e proteção contra incêndios. O projeto planeja todas as ações para prevenir a ocorrência de um incêndio, e caso ocorra, o projeto prevê as ações tomadas, seja para a contenção do fogo com extintores de incêndio e hidrantes, ou para a saída com segurança de todas as pessoas do edifício, através de sinalização de saída adequada. É exigido por lei e aprovado pelo Corpo de Bombeiros; e é de extrema relevância para que a sua casa esteja de acordo com as normas, garantindo a segurança e proteção de todos.

Projeto de Captação

O Projeto de Captação é responsável pelo planejamento do  reaproveitamento da água da chuva para fins não potáveis. Além de garantir a redução significativa dos gastos com água, a também diminui a pressão sobre o recurso natural. Portanto, ter este projeto planejado por um profissional assegura um menor custo sobre a execução; além de otimizar a obra e prevenir erros, uma vez que se tem maior conhecimento sobre os processos necessários. 

Portanto, entender  importância dos projetos complementares é fundamental na hora investir em qualidade  para sua construção. Esses projetos proporcionam integração de soluções e técnicas de execução, assegurando uma obra com bom funcionamento, isenta de erros e distorções, e com otimização de recursos.  Para um planejamento de qualidade de todos os projetos, conte com o EPEC na região da Grande Florianópolis e com a Atrium, na região de Joinville.  Se interessou pelo assunto? Saiba mais aqui!

Compartilhe

Comentários