Como visto em uma das nossas últimas publicações, é muito importante focar em tratar a causa raiz das patologias antes que elas evoluam. Identificar a origem do problema é também importante para que seja solucionado de uma vez por todas, evitando gastos excessivos.
Para tanto, fica a pergunta: como descobrir a causa raiz das patologias?
O que de fato é uma “causa raiz”?
É o resultado de uma “análise de causa raiz”, um método utilizado na área de engenharia para identificar a principal causa de problemas. Quando trata-se de patologias das construções, são os principais motivos pelos quais determinada patologia acontece. É a doença, enquanto as patologias são os sintomas. Como é de se imaginar, identificar a causa raiz é fundamental para solucionar de uma vez por todas as patologias. E não existe causa certa, podendo variar em cada caso, então uma análise técnica se mostra imprescindível para a descoberta do verdadeiro problema. Algumas análises são possíveis, mas o relatório de patologias – um dos produtos aqui do EPEC – é, sem dúvidas, uma das mais assertivas.Por que o relatório de patologias pode te ajudar?
A importância de tratar causas raízes
Um relatório com informações claras e objetivas fornece a contribuição necessária para o desenvolvimento de uma obra dentro dos padrões de qualidade. É confeccionado tendo em vista o desempenho e a durabilidade dos reparos/reforços necessários. Sendo assim, a constituição do nosso relatório para a recuperação de uma edificação conta com os seguintes princípios:- Reconhecimento das origens dos danos da edificação pela equipe do EPEC em casos específicos, com respaldo técnico de engenheiros civis;
- Avaliação das estruturas, sistemas e estética do edifício, com registro fotográfico e identificação das irregularidades, de modo que haja compreensão dos nossos clientes;
- O tipo e a constância das irregularidades e deteriorações da edificação, como também de seus materiais constituintes;
- Recomendação de materiais e sistemas de recuperação e/ou reforço, visando sempre a recuperação adequada e definitiva das deficiências identificadas.