Para que não haja problemas de alagamento na parte externa das casas, principalmente nas épocas de chuva intensa, foram desenvolvidos métodos de dispersão e reaproveitamento de águas pluviais.
Outros problemas que podem ocorrer caso você não tenha feito a instalação de calhas pluviais são a criação de mofo, goteiras, danificação da pintura da parede, estrago no jardim e no piso, e, no pior dos casos, o desabamento do forro do teto.


Fonte: Campo Total Web

Tipos de calhas


A princípio existem 3 tipos de calhas pluviais mais comuns para a construção, mas cada uma com uma especificação:

Fonte: Guia da Engenharia


Calha de PVC:
o material utilizado é bem resistente aos efeitos da natureza e do tempo, é bom para o recebimento de tintura, ao contrário das calhas feitas de metal, porém não aguenta muito peso, podendo vir a quebrar caso seja exercido uma grande pressão em cima da mesma.

Calha pluvial em zinco EAVES. Fonte: Archi Expo



Calha de Zinco: é o tipo mais comum, são resistentes ao tempo, como as de PVC, e sem problema de quebrar por peso aplicado sobre. Além disso este tipo de material não enferruja, sendo bastante recomendado para construções litorâneas, que sofrem por conta da maresia.



Calha de Aço Galvanizado. Fonte: Casa da Calha



Calha de Aço Galvanizado: assim como a calha de zinco, as de aço galvanizado possuem uma ótima resistência à ferrugem, sendo também recomendado para construções próximas ao mar. Apesar disso, o aço galvanizado não possui uma boa estética para quem gostaria de aplicar tinta na estrutura, pois a tinta não se adere a este tipo de material.



Cuidados antes da instalação das calhas pluviais


Portanto, existem certos cuidados que você deve tomar antes de fazer a instalação das calhas, estes são alguns deles:
  • a altura pluviométrica;
  • intensidade pluviométrica;
  • tempo de concentração; período de retorno;
  • área de contribuição.
 

Cuidados durante a instalação


Durante a instalação, deve-se dar a importância aos seguintes pontos:

  • Inclinação da calha que deve ser de 1% na direção dos tubos de queda;
  • A inclinação do telhado deve ser verificada, pois os índices variam para cada tipo de telha;
  • As calhas devem ser fixadas com parafusos de aço anti-corrosivo para que não enferrujem e por consequência desabem;
  • Devem ser vedadas com poliuretano para que não entre água na madeira e no muro; Para que as calhas não entupam podem ser colocados filtros para a barragem de galhos e folhas.

Em conclusão, você pode perceber a importância da utilização das calhas pluviais tanto para a preservação da infraestrutura da sua residência quanto para a economia da sua casa.
Com a instalação das calhas da chuva, além de resolver os possíveis problemas mostrados anteriormente, ele é um ótimo meio de reaproveitar a água pluvial para aumentar o orçamento da sua casa em até 60%.
Ademais, lembre-se que para uma boa qualidade de material, atendimento e execução da instalação das calhas pluviais, deve-se contratar um serviço profissional.
Por fim, você pode contatar o EPEC para fazer a análise e a instalação das calhas com uma prestabilidade de excelência e qualidade.

Qualquer dúvida estamos a disposição! Instagram

Compartilhe

Comentários