Essa pergunta é muito recorrente entre os nossos clientes. Vamos esclarecer para que serve o teste de percolação e porque ele é necessário para o projeto de sua obra. Primeiramente é importante saber…



O que é um teste de percolação?

O teste ou ensaio de percolação é um ensaio realizado no terreno da obra. Ele procura coletar dados para estipular o grau de absorção ou infiltração de água que o solo presente possui. Assim, ele é feito com o acompanhamento de um especialista e com o uso de um trado perfurador de solo, água, brita, cronômetro e uma trena. Assim é possível realizar a perfuração de um buraco para avaliar a capacidade de infiltração oferecida pelo solo.

Então, os dados coletados são utilizados para calcular um Coeficiente de Infiltração.



Mas porque ele é necessário para a obra de sua casa?

Para realizar o dimensionamento do sistema de tratamento de esgoto individual de sua obra é necessário utilizar parâmetros que nos permitam levar em consideração a capacidade de infiltração do solo presente. Um desses parâmetros é o Coeficiente de Infiltração, obtido através do ensaio de percolação. Ele vai ser importante para o dimensionamento do aparelho responsável pela destinação final dos efluentes deste sistema. Essa destinação pode ser feita por um ou mais sumidouros ou valas de infiltração. 

Caso estes aparelhos não sejam dimensionados corretamente, podem ocorrer problemas de desempenho do sistema de tratamento, tais como transbordo frequente do sistema. Este problema geraria a necessidade de gastos mais frequentes com a limpeza do sistema ou um gasto a mais com uma obra de reconstrução.

Além disso, é necessário apresentar o dimensionamento desse sistema de tratamento, com o uso do Coeficiente de Infiltração obtido pelo ensaio de percolação, junto à Vigilância Sanitária, para a obtenção do Habite-se do imóvel.

Ficou interessado em saber mais sobre este ensaio e sua importância, confira também aqui.
Caso também queira saber mais sobre as informações que devem ser obtidas antes de construir sua casa? Temos um post falando justamente sobre esse assunto aqui.

Compartilhe

Comentários