Clique aqui para saber mais sobre projetos de casa!
• O que é um projeto elétrico residencial?
O projeto elétrico é um documento detalhado da correta instalação, dimensionamento e especificação de todos os componentes elétricos de uma residência, como pontos de luz, tomadas, disjuntores e fiações. Portanto, tem como função garantir a segurança e um correto uso dos aparelhos elétricos, e também, determinando a iluminação do ambiente. Isso, levando em consideração a função de cada cômodo, a faixa etária dos moradores, a eficiência energética do local, etc.
• Como é elaborado?
A correta elaboração e instalação de um projeto elétrico residencial requer a contratação de uma empresa gerida por um engenheiro – elétrico, civil ou mecânico – que admite responsabilidade técnica.
O projeto elétrico é dividido em quatro fundamentais partes:
1. Justificação do projeto e sua descrição.
2. Conjunto de documentos (plantas, anotações, diagramas) para a execução do projeto.
3. Especificações de materiais a serem utilizados e normas para sua devida utilização.
4. Lista de materiais sugeridos, incluindo a quantidade de cada um deles.
• Qual a vantagem de ter um projeto elétrico de qualidade em para minha residência?
Primeiramente, obter um projeto elétrico desenvolvido por profissionais especializados na área não é somente o aspecto legal que é cumprido. Também, Além de estar regulamentada perante as normas, sua residência também passa a estar segura para seus usuários e o processo de construção passa a ser mais econômico.
Assim, na questão da segurança, a aquisição do projeto inegavelmente diminui os riscos de acidentes relacionados a curtos circuitos, choques elétricos e descargas elétricas durante tempestades. Dessa forma, acidentes são evitados e se previne que os usuários se machuquem, ou que a própria estrutura seja comprometida.
Duvidas sobre projetos complementares? Marque uma reunião conosco!
No quesito economia, o projeto elétrico é de grande auxílio tanto durante o processo de construção da edificação quanto durante a utilização da residência e no evento de reformas futuras. Dessa forma, durante a obra, o projeto, por apresentar a quantidade de materiais corretos, evita o desperdício de material comprado e elimina as chances da compra de materiais que não são necessários e, além disso, otimiza o tempo gasto no canteiro de obras visto que facilita a execução das instalações elétricas. Entretanto, na utilização da casa, um projeto elétrico prévio adequa o consumo de energia para o maior rendimento do mesmo. E por último, em reformas futuras, possíveis problemas na instalação de um aparelho de ar condicionado, por exemplo, são abolidos. Isso ocorre devido ao fato que não será necessário mexer com o aspecto estrutural da casa.