Que reformas você deve priorizar nesse momento
Como você vem buscando administrar as obras no seu condomínio? Postergando decisões por não saber a urgência dos problemas? Neste post vamos lhe ensinar como priorizar reformas no seu condomínio, levando em conta o contexto no qual estamos!
Que reformas você deve priorizar nesse momento?

Por que é importante priorizar?

Durante esse período de isolamento social os condôminos passam mais tempo em seus apartamentos, de forma que a estrutura física do condomínio precisa estar com a manutenção em dia. Entretanto, dado o momento de incertezas, é compreensível que exista um receio em gastar com reformas. Além disso, a fim de evitar a entrada de pessoas de fora no condomínio recomenda-se que apenas obras emergenciais sejam feitas. Ainda assim, não podemos deixar dar atenção para os problemas que surgem. Nós já disponibilizamos um Checklist de Inspeção Predial para você levantar os principais pontos de atenção no seu condomínio. Com isso em mente, neste post vamos lhe ajudar a identificar quais desses pontos devem ser corrigidos com maior urgência. 
Antes de mais nada, é importante esclarecermos a importância de um profissional do ramo e capacitado para orientar essa manutenção. 

Que critérios adotar?

Ao priorizar reformas no seu condomínio você deve seguir alguns critérios.

Segurança

Quais patologias põem em risco, de alguma forma, o bem-estar dos moradores?  Primeiramente, tratamentos relacionados à corrosão e recuperação de cobrimento de pilares. Uma vez que se tratam de elementos estruturais, é imprescindível que estejam em boas condições. Além disso é prudente atentar-se para infiltrações. Dependendo da sua localização elas podem levar a futuras corrosões, sendo muito mais fácil prevenir que recuperar esse tipo de dano. Outro ponto de atenção são as infiltrações em fachadas. Elas podem levar ao descolamento de revestimentos cerâmicos, que por sua vez podem causar graves acidentes.

É mais fácil trata-los agora?

É importante pensar, ainda, no que pode acontecer se você não solucionar esse problema agora. Ele irá se agravar, de alguma forma? Algumas atividades não precisam ser realizadas nesse momento, como a pintura das fachadas. Se você esperar mais algumas semanas para iniciá-la, não será mais difícil resolver o problema e o valor do procedimento não será alterado. Entretanto, isso não ocorre com os casos citados acima. Quanto mais tempo você demora para tratá-los, mais difícil fica solucioná-los, de forma que, no futuro você precisará desembolsar um valor maior.

Bem-estar dos moradores

Em tempos como este, vale ainda atentar-se a problemas que podem prejudicar a saúde dos condôminos. O mofo causado por eventuais infiltrações deve ser tratado. Em casos de mofo nas fachadas, recomenda-se a lavagem externa das fachadas. Essas medidas visam evitar o surgimento de problemas respiratórios. Além dessas recomendações devemos nos atentar aos cuidados de higiene. A limpeza das áreas comuns deve ser feita com os produtos adequados e com frequência. Para outras recomendações de prevenção para o seu condomínio acesse o link!

Ressaltamos, novamente, a necessidade de procurar a orientação de um profissional! Tentar resolver os problemas por conta própria provavelmente terá como resultado complicações ainda maiores! Salientamos ainda, que é necessário dar atenção para todas as patologias da sua edificação. Culturalmente costumamos tratar apenas os problemas quando são urgentes, e isso encarece as soluções. A manutenção preventiva é uma opção mais econômica! As causas dos problemas devem ser estudadas para garantir a maior eficiência dos reparos. Entenda mais sobre isso no nosso post sobre Plano de Reforma.

Compartilhe

Comentários