Muitas pessoas partilham da opinião que comprar e reformar é mais caro que construir. Mas, apesar das dores de cabeça que uma reforma pode trazer, nem sempre podemos fugir dela. Isso não significa que reforma é sempre a melhor opção e talvez construir do zero não seja uma má ideia. Nesse post, vamos discutir diferenças entre comprar e reformar ou construir e quando cada opção é mais viável (e vantajosa!).

Quando reformar?

Se você for proprietário de um imóvel, é natural querer reformá-lo, seja a sua casa ou ambiente de trabalho. Nesses casos, nos quais existe certo apego emocional ao imóvel, se livrar dele pode ser difícil. Por isso, muitas pessoas optam por reformar, cientes que isso pode se tornar um mau negócio dependendo da idade da edificação e a quantidade de problemas. Mas se for o caso de poucos reparos, não há problema nenhum em reformar!

Outra causa comum de reformas é a compra de imóveis antigos, e o novo proprietário realiza o empreendimento na intenção de reformar mesmo, o que geralmente ocorre com edifícios comerciais. Então, tem de se estar disposto a quebrar o porquinho para deixar o lugar o mais bacana possível. 


Como economizar na hora de reformar?

Então, estabelecer um bom plano de reformas pode te ajudar a economizar na hora do empreendimento e garantir que os pontos focais sejam atacados antes, eliminando dores de cabeça futuras. Isso é realizado por meio de um plano de prioridades executivas.

Aqui no EPEC nós oferecemos produtos como o
plano de reforma que tem por objetivo ajudar nossos clientes justamente nessa hora tão difícil e indicar de forma técnica os pontos mais críticos que precisam de reformas urgentes, além de um planejamento orçamentário completo.

 

Quando construir?

Analogamente, ouvimos dizer que quem quer uma casa, apartamento ou escritório do seu jeito, precisa optar por construir. Apesar de isso não ser bem uma verdade, construir do zero oferece sim a vantagem da personalização. Além do mais, construir pode acarretar em menos dor de cabeça, se você optar trabalhar com profissionais que irão imaginar projetos que respeitem as normas técnicas, garantindo a comodidade do empreendimento por décadas.

No entanto, a construção leva mais tempo, e nem sempre esse carinha está a seu favor. Além disso, para construir precisa-se ter o espaço, ou comprar um imóvel usado, demoli-lo e depois construir do seu jeito.
Isso pode sair bem mais caro do que realizar uma reforma pesada. Mas, muitas pessoas, mesmo que tenham o tempo e terreno, optam por vender este último e comprar um imóvel usado para reformá-lo, pois acreditam estar economizando. O que nem sempre é verdade, dadas as vantagens de se construir.
 

Optei por construir e agora?

Então, se você optar por construir, é bom manter o acompanhamento da obra e garantir a qualidade dos projetos empregados. Pois se não o fizer, todas as vantagens de se construir vão por água abaixo.

Aqui no EPEC você pode encontrar nossos projetos de casa, que são sempre confeccionados conforme as normas técnicas vigentes. Além do nosso acompanhamento de obras, que garante a agilidade, a segurança e a qualidade do seu empreendimento.

 

Então, comprar e reformar ou construir?

Então, reforma ou construção? Depende! Infelizmente, nada é tão fácil que possamos bater o martelo assim. Cada caso é um caso, e como vimos, às vezes não dá pra escapar da reforma, por mais cara que ela seja. Mas se quiser que tudo seja do jeito que você imagina, terá que desembolsar em uma construção.

Se você busca por economia, saiba que construir é, na maioria das vezes, mais caro. Uma boa forma de se orientar é através do Custo Unitário Básico de construção, ou CUB, que já falamos por aqui. No entanto, dependendo da idade e do estado de conservação do imóvel que você quer reformar, essa opção vai ser tão cara quanto, e ainda pode te trazer dores de cabeça adicionais.

Em todo caso, com as dicas que te demos aqui, temos certeza que você está melhor preparado para tomar uma decisão inteligente, seja de comprar e reformar ou construir. E claro, pode contar com os nossos produtos para isso!

Compartilhe

Comentários