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Fissuras, Laudo Técnico, Plano de reforma

Porque é importante realizar uma inspeção predial?

Inspeção Predialhttp://brhunter.com.br/2019/10/28/inspecao-predial-e-sua-importancia/

 

Já se viu diante de uma fissura ou qualquer outra patologia no prédio onde costumeiramente está, e não sabe qual é a dimensão do problema que pode enfrentar futuramente? Não saber a real causa desses problemas que aparecem na construção? Fazer uma reforma sem uma avaliação minuciosa pode torná-la extremamente ineficaz.

É por isso que o primeiro passo antes de se reformar é uma inspeção predial.

Mas afinal, por que é importante realizar uma inspeção predial? Para poder responder a esta pergunta, levantamos alguns tópicos para você:

 

  • O que é a inspeção predial?

É a vistoria de uma edificação ou conjunto de instalações com o intuito de avaliar suas condições técnicas, funcionais e de conservação.

A inspeção também verifica a segurança, determinando medidas preventivas ou corretivas e direcionando o plano de manutenção do local.

Resumidamente, o profissional vai até o local, checa visualmente todos os detalhes necessários, compara o projeto inicial com as prováveis alterações feitas no edifício e posteriormente avalia o estado em que se encontra a edificação. O principal objetivo é de prevenir acidentes e oferecer segurança aos condôminos.

Ao final da vistoria, o profissional habilitado atesta as condições de segurança e estabilidade da edificação por meio de um laudo técnico. Nele, posteriormente são descritos os problemas detectados e há uma orientação para as manutenções indicadas.

  • Quais são as vantagens da inspeção predial?

A realização rotineira de inspeções agrega uma série de benefícios ao ambiente. Como por exemplo um plano de ação direcionado a manutenção das condições funcionais e de segurança de um ambiente, uma vez que evita gastos desnecessários no longo prazo.

Possibilita ao síndico ou ao administrador predial, planejar-se com antecedência, analisando assim as intervenções que terão de ser feitas futuramente. Como também programar seus orçamentos para a realização de uma possível reforma.

Evita reparos emergenciais, que têm um custo muito superior ao das ações preventivas. Ao não serem praticados esses reparos emergenciais, acabam também por evitar interdições emergenciais dos espaços e circulações da edificação, melhorando a estadia dos condôminos nas áreas de comum acesso.

Com a detecção de problemas mais precoce, faz com que se tome soluções mais simples para resolvê-los. A qual garante assim um espaço sempre em ótimas condições para os usuários, promovendo o bem-estar dos mesmos.

  • Quais os tipos de problemas mais comuns e como classificá-los?

A tipologia dos problemas mais comuns encontrados nas edificações, como observados na imagem acima, são assim destrinchados:

ENDÓGENA: proveniente de erros de projetos, materiais e execução, originárias da própria edificação, ou decorrente de danos causados por terceiros;

EXÓGENA: fatores externos à edificação;

FUNCIONAL: oriunda da degradação, do uso e término de vida útil de elementos e sistemas;

NATURAL: danos causados pela natureza, fenômenos previsíveis ou imprevisíveis.

A classificação pode ser dada quanto ao grau de urgência de uma patologia, uma vez que deve ser sempre fundamentada, considerando os limites e os níveis da inspeção predial realizada; são assim classificadas:

Crítico: Risco iminente contra a saúde e segurança;

Regular: Risco a funcionalidade;

Mínimo: Risco de desvalorização precoce.
 

  • Quando a inspeção deve ser realizada?

É importante realizar uma inspeção na ocasião da entrega da obra, com a devida elaboração de um laudo técnico. Essa primeira verificação atesta se a construção realmente foi realizada de acordo com o planejado pelos responsáveis.

A segunda inspeção predial pode ser feita antes da edificação completar 5 anos. Pois nesse período podem surgir problemas ou defeitos que não eram passíveis de identificação na primeira avaliação e os condôminos ou compradores ainda podem exigir reparos dentro do prazo de garantia do imóvel.

A partir desse ponto, as vistorias seguintes serão programadas de acordo com a periodicidade indicada pelo engenheiro perito, o qual realizou o serviço, que podem variar de 3 a 5 anos. Isso, porém, depende do tempo de construção, dos elementos utilizados na obra e até mesmo da finalidade do edifício.

Para que seja feita uma reforma de qualidade, é imprescindível que tenha sido feito uma boa inspeção predial. Para saber mais sobre plano de reforma, fizemos um post dedicado a esse tema, podendo ser acessado aqui ou pelo nosso site.

Entre em contato conosco para agendar uma inspeção gratuita! 

7 de abril de 2020/por Gustavo Dalla
https://epec-ufsc.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Insp-predial.png 315 560 Gustavo Dalla https://epec-ufsc.com.br/wp-content/uploads/2023/02/preto-com-margem-300x146.png Gustavo Dalla2020-04-07 15:17:382020-05-18 09:00:13Porque é importante realizar uma inspeção predial?
Projeto Elétrico, Projeto Hidrossanitário, Projetos de Casa

O que você precisa saber antes de construir sua casa

Há uma série de pontos que devemos prestar atenção e procedimentos que devem ser realizado quando você inicia a construção de uma casa. Tais processos garantem não apenas a segurança da construção, como também sua regularização. Neste post vamos falar sobre o que você precisa saber antes de construir sua casa!


O que você precisa saber antes de construir sua casa

Ter a casa própria costuma ser o sonho de muitos. Poder construí-la do seu jeito, sob medida para as suas necessidades é ainda melhor. Entretanto, não se trata apenas de contratar um engenheiro que faça um bom projeto e um arquiteto que faça uma fachada bonita. Antes de iniciar de fato a construção da sua casa, há uma série de pontos que devemos prestar atenção. Uma vez que são desrespeitados podem inviabilizar a construção. A seguir explicaremos os passos necessário para você realizar seu sonho!

  • Consulta de viabilidade na prefeitura      

 

As construções nas cidades são regidas pelos seus respectivos planos diretores, uma espécie de pré-definição das áreas que abrigam cada tipo de construção. Antes de construir no seu terreno você deve solicitar uma consulta de viabilidade junto a prefeitura de sua cidade. Em Florianópolis essa solicitação pode ser feita on-line ou presencialmente. Você encontrá mais informações no site da prefeitura. Sem a consulta de viabilidade, nada se pode fazer. Ela é primordial para obter as informações sobre tamanho da edificação, tipo, os recuos necessários, entre outros pontos definidos no Código de Obras e Plano Diretor.

  • Levantamento planialtimétrico

 

O levantamento planialtimétrico visa conhecer a superfície e os limites do seu terreno. Nele se tem o levantamento exato da área do imóvel, bem como as curvas de nível que auxiliam na definição do projeto arquitetônico. Por meio dele é feita a escolha  das técnicas para o desenvolvimento do projeto. Dessa forma você aproveita o máximo do relevo do terreno e tendo o menor desperdício de energia com as movimentações de terra necessárias.

Residência PC Casas modernas por Maria Helena Caetano _ Arquitetura e Interiores Moderno
Residência PC por Maria Helena Caetano _ Arquitetura e Interiores


No exemplo acima o levantamento planialtimétrico permitiu aos arquitetos que aproveitassem a diferença de níveis no terreno para criar diferentes pisos. Dessa forma, além de economizar, você ainda torna sua casa única.


  • Laudo de sondagem e percolação do solo

 

No ensaio de permeabilidade do solo é possível identificar o quanto de água pode ser absorvida pelo solo. Esse estudo é feito de acordo com o tipo e espessura do solo. O ensaio de percolação é feito para calcular o dimensionamento de sistemas de tratamento de efluentes líquidos. Ambos os ensaios levam em conta a presença e distância de lençóis freáticos. É necessária a sua realização para elaborar e aprovar o projeto hidrossanitário junto a Vigilância Sanitária, de acordo com a localização do terreno. Para a elaboração do projeto estrutural é imprescindível conhecer o solo. Dessa forma é possível definir o tipo de fundação a ser escolhida para a edificação.

 

 

  • Projeto da edificação já existente no terreno

 

Se acaso haja uma construção pré-existente no terreno, faz-se necessário os projetos das mesmas. Caso você não possua tais projetos, recomenda-se a contratação de profissionais habilitados e devidamente registrados em seus conselhos. Eles serão responsáveis pela elaboração do projeto As Built. Em outras palavras, caso você possua uma casa já construída em seu terreno, precisará das plantas, sejam elas as originais ou uma planta feita por um profissional após a construção.

Para ampliações você necessitará ter um alvará de construção. Para conseguir a expedição dele  existem passos a serem cumpridos, para que sua obra esteja legalizada, conforme as leis e normas do município.

 

 

  • Número de inscrição imobiliária

 

É o número de inscrição do imóvel junto ao Cadastro Imobiliário do seu município, também conhecido como inscrição do IPTU. Lá constam informações importantes sobre o imóvel, como endereço, área construída e territorial, lote, proprietário, valor de venda e registros fiscais. Ele é como o CPF do seu terreno!

 

Depois de reunir essas informações, é necessário buscar um profissional capacitado para elaborar os projetos essenciais da construção. Nesse post te mostramos 5 motivos para contratar um engenheiro para elaborar seus projetos! São eles, por ordem: arquitetônico, estrutural, hidrossanitário e elétrico. Quer saber mais sobre esses projetos? Acesse abaixo o nosso guia de projetos para construir sua casa e descubra quais os projetos necessários e do que eles se tratam.


27 de março de 2020/por Raquel Zoz Bieger
https://epec-ufsc.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Design-sem-nome-3.png 315 560 Raquel Zoz Bieger https://epec-ufsc.com.br/wp-content/uploads/2023/02/preto-com-margem-300x146.png Raquel Zoz Bieger2020-03-27 16:54:222020-05-06 12:03:42O que você precisa saber antes de construir sua casa
Estudo de caso, Preventivo Contra Incêndios

Estudo de caso: Incêndio no Hospital Badim

Leia mais
13 de novembro de 2019/por Lucas Durieux
https://epec-ufsc.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Curso-PPCI.jpg 500 800 Lucas Durieux https://epec-ufsc.com.br/wp-content/uploads/2023/02/preto-com-margem-300x146.png Lucas Durieux2019-11-13 13:15:252019-11-20 11:37:29Estudo de caso: Incêndio no Hospital Badim
Preventivo Contra Incêndios

O que pode gerar uma notificação dos bombeiros?

Recebeu uma notificação dos bombeiros e está em dúvidas do que fazer? Continua a leitura que explicamos passo a passo para você.

O que é o PPCI?

Caso você já saiba, pule este parágrafo. Se não, continue a leitura que te explicamos.
Durante as últimas décadas, a discussão sobre a possibilidade de incêndio em estabelecimentos teve um acréscimo exponencial. A ocorrência de acidentes causados pela falta de cuidados no que se refere à proteção contra incêndios é bastante recorrente. O incidente na Boate Kiss e no Museu Nacional nos fez refletir sobre a importância de um bom projeto de proteção contra incêndios. Contudo surge assim, instruído pelo corpo de bombeiros, o PPCI – sigla para Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios. O projeto visa amenizar os danos e garantir a integridade física das pessoas em casos de ocorrência de incêndio, proporcionando assim, o máximo de segurança. Assim, a notificação dos bombeiros tem o objetivo de acionar os proprietários que há problemas no projeto.

 

A notificação dos bombeiros

Como já dissemos, o PPCI é importantíssimo para a proteção das pessoas que frequentam o ambiente. Assim, dificilmente alguém se sentiria à vontade em um local que a princípio não fosse seguro.

Para resolver o problema, o corpo de bombeiros a pedido do proprietário executa Vistorias de Regularização em estabelecimentos que se enquadram em pelo menos uma das situações:

  1. Áreas construídas a partir de 750m²;
  2. Lojas estabelecidas em condomínios, independentemente de sua(s) área(s);
  3. Condomínios, independentemente de sua(s) área(s);
  4. Ocupações de reunião de público, independentemente de sua(s) área(s);
  5. Locais com Gás Natural e ou central de GLP e ou comercialização de GNV;
  6. Existência de qualquer tipo de produto explosivo ou substância com alto potencial lesivo à saúde humana, ao meio ambiente ou ao patrimônio;
  7. Barracas de fogos de artifícios e Revendas de GLP com recipientes de até 90Kg. Nestes casos, exclusivamente, deve-se utilizar os mesmos documentos da vistoria simplificada;
  8. Independente da área do estabelecimento e ou áreas de risco, quando apresentar risco que necessite de proteção por sistemas fixos, tais como: hidrantes, chuveiros automáticos, detecção e alarme de incêndio, dentre outros.

Caso não tenha sido encontrado nenhuma irregularidade na vistoria, poderá ser feita a emissão da AR (atestado de regularidade).





E se tiver irregularidades?

Caso haja irregularidades, o vistoriador emitirá uma notificação ao proprietário ou representante legal da propriedade, e o mesmo deverá proceder a regularização em até 30 dias úteis. Após o período previsto na notificação, o Centro de Atividades Técnicas dos Bombeiros realizará nova vistoria automática ao estabelecimento. Não há necessidade do requerente efetuar nova solicitação de vistoria.

Em caso de permanência será emitida nova notificação, bem como a expedição de uma multa de acordo com a gradação da infração tendo, o proprietário/representante legal, 15 dias corridos para regularizar os sistemas do estabelecimento e pagar a multa.

Ao acabar este último prazo, haverá nova vistoria automática no estabelecimento, não havendo necessidade do requerente solicitar nova vistoria. E, se nesta terceira vistoria, ainda permanecer a irregularidade será emitida uma segunda multa (no valor duas vezes superior à primeira), além de serem adotados os seguintes procedimentos:

  1. Cassado o AR;
  2. O estabelecimento será interditado, isolado ou embargado, conforme o caso;
  3. O Comandante do CAT comunicará, por escrito, imediatamente a Prefeitura, o Ministério Público, e a Vigilância Sanitária;
  4. Nesta situação, a empresa, quando da solicitação de nova vistoria, terá que efetuar o pagamento de nova taxa de vistoria.

O que pode gerar uma notificação dos bombeiros e como evitá-las?

Uma série de situações podem ser caracterizadas como irregulares, porém focamos nas que normalmente ocorrem nos projetos que analisamos.

  • Ausência de PPCI;

A não existência do projeto preventivo contra incêndio nos estabelecimentos é bastante comum na região de Florianópolis, especialmente devido à falta de incentivo fiscal nos anos que antecederam as catástrofes envolvendo incêndios. Caso o proprietário não possua a planta (impressa ou em .dwg), ou o local não apresente nenhuma das exigências conforme a norma do Projeto, caracteriza-se como ausência. Assim, um prazo deverá ser estipulado ao proprietário para que ele possa elaborar o PPCI e aprova-lo no corpo de bombeiros.

  • Saídas de emergência, sinalização, iluminação e escape;  

Estruturas que sinalizem as saídas de emergência são essenciais para que possa ser feita uma evacuação rápida. Portanto, é exigido no PPCI as devidas adequações à norma no que se refere à evasão da edificação.

  • Equipamentos de controle e extinção do fogo;

É também necessário que, durante o incêndio, haja mecanismos de controle de fogo e de sua extinção. Esses equipamentos (como extintores de incêndio) auxiliam a equipe de bombeiros no processo de apaziguar as chamas.

  • Detecção e alarme

Em caso de emergência, é primordial que todas as pessoas do estabelecimento saibam o que está acontecendo. Assim, os sistemas de detecção do fogo e os alarmes tem a função de notificar a todos o incêndio.

Assim,  dadas as consequências da irregularidade do projeto, é muito importante o auxílio de uma equipe especializada para que não tenha maiores problemas com a execução do PPCI, e para que as devidas correções sejam feitas.

Peça já seu orçamento!
1 de outubro de 2019/por Lucas Durieux
https://epec-ufsc.com.br/wp-content/uploads/2019/10/PPCI.png 315 560 Lucas Durieux https://epec-ufsc.com.br/wp-content/uploads/2023/02/preto-com-margem-300x146.png Lucas Durieux2019-10-01 19:25:112019-11-26 16:50:36O que pode gerar uma notificação dos bombeiros?
Laudo Técnico

Os 6 Problemas Mais Comuns Gerados Por Reformas Ineficientes

 

Você já teve problemas com reformas ineficientes?

Reformas sem qualidade: esse é o problema de muitos brasileiros atualmente. Realizar uma reforma, geralmente, é uma dor de cabeça, ainda mais quando ela mal feita. Porém é um bem necessário, seja para corrigir os problemas da edificação ou mesmo evitar que o seu imóvel desvalorize.
Por isso, listamos os 6 problemas mais comuns gerados por reformas ineficientes para você entender eles melhor e descobrir como evitá-los!

Acesse o material

 

 

Você já conhece o EPEC?

O Escritório Piloto de Engenharia Civil (EPEC) é uma empresa júnior formada por graduandos de Engenharia Civil da UFSC. Fundada em 1994, a empresa trabalha na área de patologias de edificações (problemas como infiltrações, fissuras e corrosão de armadura), acompanhamento de obras, projetos de acessibilidade e de prevenção contra incêndios. Além disso, realiza projetos complementares (Hidrossanitário, Elétrico), e na digitalização de projetos. Fazemos parte do Movimento Empresa Júnior (MEJ), que é formado por organizações sem fins lucrativos.
O MEJ nasceu na França em 1967 e chegou ao Brasil em 1988. Conta, hoje, com mais de 15 mil membros. O Movimento busca um Brasil mais empreendedor. Portanto, prossegue trabalhando para formar pessoas comprometidas e capazes de transformar o país através da realização de mais e melhores projetos.

13 de novembro de 2018/por EPEC
https://epec-ufsc.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Formato-post-6-problemas-mais-comuns-1.png 300 432 EPEC https://epec-ufsc.com.br/wp-content/uploads/2023/02/preto-com-margem-300x146.png EPEC2018-11-13 15:05:362020-02-26 15:21:51Os 6 Problemas Mais Comuns Gerados Por Reformas Ineficientes
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I Encontro Estadual de Síndicos de Santa Catariana

I Encontro Estadual dos Síndicos

Você, síndico, já pensou em adquirir novos conhecimentos na área? Ou trocar experiências de trabalho e resolver alguns dos maiores problemas enfrentados no ramo? Assim, com este propósito, o EPEC uniu forças à Associação de Síndicos de Santa Catarina (ASDESC) e à Reforma Feita para proporcionar uma tarde com foco total à capacitação dos Síndicos no I Encontro Estadual dos Síndicos (SC). O evento ocorreu no dia 20 de outubro, no auditório da Softplan, localizada no Sapiens Parque, em Florianópolis (SC) e contou com mais de 100 participantes de toda Santa Catarina e foi um marco, unindo a administração dos condomínios a muita tecnologia e empatia.

Não conseguiu comparecer e quer saber mais sobre o Encontro Estadual dos Síndicos? Foi no evento e já está com saudades? Sem problemas! Este artigo é um resumo para que você possa ficar por dentro de tudo o que houve neste grande evento.

Sede do I Encontro Estadual dos Síndicos

Imagem 1 – Sede do I Encontro Estadual dos Síndicos

O evento

O que fazer para se tornar um síndico profissional e quais as vantagens que essa profissionalização trará? Devido estas temáticas e debatendo-as, Gustavo Camacho, síndico e advogado, abriu a programação. O momento teve grande interação e muitas dúvidas foram sanadas para participantes que buscam se profissionalizar no cargo. Além disso, questões jurídicas também foram esplanadas e ficaram mais claras neste processo. A temática jurídica é, normalmente, pouco conhecida e costuma incomodar os síndicos em algumas situações. Neste ebook você descobre 6 passos para entrar na justiça contra a empreiteira.

Dando prosseguimento às programações, Jean Sacenti, CEO da Reforma Feita, abordou a respeito das ferramentas tecnológicas que podem jogar a favor dos síndicos, otimizando assim a efetividade das atividades e aumentando a produtividade do trabalho. Existem diversas plataformas digitais voltadas à administração condominial que podem facilitar desde uma maior transparência até o controle de manutenções preventivas, como é o caso da Reforma Feita. A palestra foi bastante esclarecedora e, como resultado, conseguiu dar uma boa perspectiva sobre o futuro da gestão condominial.  Esta que, cada vez mais, se torna tecnológica e conectada.

Após duas programações brilhantes, foi feito um Coffee Break. Além de recuperar a energia, o momento também foi fundamental para a troca de experiências e para conhecer novas pessoas. O compartilhamento de informações foi bastante produtivo.

O EPEC no Encontro Estadual dos Síndicos

Retomando as atividades do I Encontro estadual dos Síndicos, o presidente do EPEC, Paulo Henrique Fernandes, fez uma apresentação institucional a respeito da empresa. Foi ressaltado a importância de se fazer um relatório acerca das manifestações patológicas, como mofos ou infiltrações, de um edifício. Além disso, foi ressaltada a atenção com reformas, e como é fundamental a contratação de um acompanhamento de obras, a fim de evitar que as reformas sejam ineficientes e os problemas retornem após um curto período.

Dinâmica

Um aplicativo rastreador de ruídos, uma válvula que controla melhor o fluxo de água para o condomínio e portanto evitando desperdício, e um sistema para controlar melhor o descarte de lixo. Todas soluções inovadoras que seriam muito úteis aos síndicos certo? Pois todas são soluções levantadas pelos próprios síndicos presentes no I Encontro Estadual dos Síndicos. Com um clima bastante descontraído e inovador, as rodas de discussão fizeram os participantes pensarem “fora da caixa”.

Para a dinâmica, os participantes foram divididos em 10 grupos. Isso para que assim seja debatido a respeito dos maiores problemas enfrentados pelos síndicos em seu dia a dia. Após este debate prévio, foi decidido, em consenso, o maior dos problemas e uma possível solução. Com a avaliação de uma banca externa ao desafio, o grupo que trouxe a solução referente ao descarte de lixo foi o vencedor. Assim, obtêve-se um momento legal e contou com uma participação dos presentes, evidenciando a importância do colaborativismo.

Para fechar o evento, Julião Oliveira, coach e especialista em negócios e relações humanizadas, deu um toque de empatia ao evento. Mostrou que o síndico bom é aquele que media conflitos, não aquele que gera conflitos. Muitas vezes as relações humanas são relegadas em detrimento de outras atividades. Assim, neste meio, é fundamental valorizar as pessoas para que se possa manter um bom ambiente e realizar um trabalho de excelência. A palestra foi bastante emotiva e ressaltou que antes de tratarmos com alguém, seja ele um condômino ou um prestador de serviço. Estamos tratando com seres humanos.

Agradecimento

I Encontro Estadual dos Síndicos (SC) foi um sucesso. Foi realmente gratificante ver todos os síndicos presentes engajados com sua capacitação, com o futuro da profissão e com a solução dos problemas do ramo. O EPEC agradece a presença de todos os participantes e espera que tenham aproveitado o evento. Esperamos que realmente tenha agregado na formação de um síndico melhor. Aos que não foram, os esperamos no próximo!

TIME EPEC no Encontro Estadual dos Síndicos

1 de novembro de 2018/por EPEC
https://epec-ufsc.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Realização-1-2-e1541106307593.png 300 358 EPEC https://epec-ufsc.com.br/wp-content/uploads/2023/02/preto-com-margem-300x146.png EPEC2018-11-01 18:55:182020-07-19 17:45:37I Encontro Estadual de Síndicos de Santa Catariana
Acompanhamento de Obras, Laudo Técnico

Reforma: 3 Passos essenciais para uma sem complicações

Tendo ou não convívio com obras, certamente você já se deparou com reformas atrasadas que estouram o planejamento inicial. Sendo um problema muito recorrente, pensando em ajudar a não ter nem riscos de ter problemas na sua reforma, separamos em 3 passos que consideramos indispensáveis para se realizar a reforma de forma correta, evitando problemas futuros.

ENTENDENDO O PROBLEMA

Antes de qualquer coisa, o que vai fazer sua reforma realmente definitiva será o estudo. Pode ser dividido em 3 seções:

Causas

Pensar no que você deseja fazer exatamente e no que você espera obter após a obra é indispensável. Nessa parte do estudo você deverá entender quais as causas e os problemas que o levaram a pensar em tal reforma e as maneiras possíveis de acabar com tais problemas.
Muitas pessoas planejam reformas por perceberem manifestações patológicas no local, ou seja, infiltrações, mofos e fissuras. São problemas difíceis de lidar e muitas soluções encontradas apenas os cobrem, e não os estudam realmente e buscam formas efetivas de extingui-los. Isso porque sem o estudo das patologias, a reforma sairá mais barata, porém, provavelmente, as patologias voltarão a aparecer e o barato sairá caro.
Também é importante procurar por ótimos profissionais especializados na área relacionada a reforma que você irá fazer. Tal busca vai proporcionar um melhor resultado final pois com um profissional especializado você terá mais confiança, segurança e credibilidade.
Tem que se levar em conta que esta etapa inicial de estudar o problema em si é crucial. Isto pois caso seja feita de forma errada, todo o resto do projeto também sairá de forma incorreta. Por causa disso,é de extrema importância que essa etapa seja realizada da melhor forma possível.

Soluções

Essa é a etapa mais importante em relação a análise do problema. Ela servirá de base para quem for contratado corrigir o problema com garantia técnica, não em achismos. Aqui, as soluções que você terá que aplicar serão explicadas e detalhadas.
Para realizar um estudo que seja efetivo é importante que ele seja feito por um profissional da área ou uma empresa especializada no assunto, pois estudo feitos de forma incorreta podem acarretar em obras desnecessários e possivelmente reformas frustradas que terão que ser feita, gerando gastos desnecessários.

Previsões de custo

Realizar um orçamento para que se tenha uma noção aproximada do investimento que será necessário para realização da obra é importantíssimo. Ajuda muito tanto antes de começar a obra quanto durante,pois dará um parâmetro de gastos em cada etapa. Indicasse se adicionar cerca de 15% no orçamento final, como uma margem de erro.

relatório patológico para reforma

EXECUTAR

Após tal estudo você estará ciente de tudo que sera necessário para que sua reforma seja realizada de forma eficiente. Quando tudo estiver decidido, chegou a hora de colocar tudo que foi pensado e decidido em prática, chegou o momento da execução da obra em si.
Etapa crucial, novamente é necessária ser realizada por bons profissionais para que não ocorra falha estrutural. Por isso é importante contratar uma empreiteira com boa fama e que não tenha em seu histórico obras problemáticas. Seguir os padrões de segurança também é de extrema importância, e deve ser levado como prioridade na execução.
É importante também checar tudo que está no contrato, pois grande parte dos problemas é questão contratual. Assegure-se de que todos os serviços a serem realizados estejam bem pré-estabelecidos para não haver futuros problemas. Tire todas suas duvidas com o engenheiro e empreiteira para que depois, arrependimentos não ocorram. Lembre-se: após que a obra for feita, qualquer mudança é muito cara. Por isso você deve estruturar muito bem sua reforma e administrar a parte da execução com muita atenção.

ACOMPANHAR

O terceiro passo é o acompanhar sua reforma, que é feito simultaneamente com segundo passo, para assegurar que a obra seja feita de forma correta e eficiente.
Após assinar contrato com a empreiteira é necessário também a monitoria para acompanhar a utilização de métodos e produtos adequados e para se certificar de que os prazos determinados em contrato estejam sendo cumpridos, pois mesmo que a empreiteira contratada seja boa, imprevistos acontecem.
O que ocorre muitas vezes é a empreiteira não realizar a obra de forma correta, como consta no projeto. Elas acabam utilizado produtos de má qualidade, pulando etapas ou ate procedimentos incorretos. Isso acontece por não ter um acompanhamento de obra, ou seja alguém de fora que veja se esta tudo correto. Como a maioria das pessoas não dispõe de tempo ou conhecimento para isso, acabam delegando essa tarefa a profissionais qualificados que prestam um serviço de acompanhamento de obras.
acompanhamento de obra para reforma
Mesmo que a reforma não esteja relacionada com um problema (como por exemplo em uma ampliação de uma casa) o acompanhamento continua sendo interessante para garantir que a obra seja executada da maneira correta e que seja entregue no prazo estipulado.
Contratar alguma empresa que faça esse serviço é muito importante, se transformando em um investimento. O valor gasto caso a obra seja feita de forma incorreta não se compra com o de um relatório patológico.

DESEJAMOS UMA BOA REFORMA

Com essas dicas você terá uma reforma que te proporcionará total satisfação. Lembrando que todas as etapas apresentadas aqui são muito importantes e complementares, ou seja, uma depende da outra. Logo, faça um bom estudo da obra que irá realizar e também um orçamento com uma margem de erro.
Você só deve começar a execução da obra quando possuir tudo muito bem planeado e estruturado e também, o investimento. E por último, contrate um serviço de acompanhamento de obras para que tudo saia dentro de esperado. Assim, você terá uma reforma dentro dos padrões e nenhuma surpresa, tanto no presente como no futuro.

5 de junho de 2018/por EPEC
https://epec-ufsc.com.br/wp-content/uploads/2019/06/reforma-de-engenharia-em-sao-paulo-e1527729498305.jpg 324 432 EPEC https://epec-ufsc.com.br/wp-content/uploads/2023/02/preto-com-margem-300x146.png EPEC2018-06-05 01:36:022020-07-19 17:42:23Reforma: 3 Passos essenciais para uma sem complicações
Laudo Técnico

As 6 Etapas Para Entrar na Justiça Contra a Empreiteira

Você já teve problemas no seu edifício?

Pisos quebrados, acabamentos mal feitos ou até instalações elétricas e hidráulicas mal executadas. Ao receber seu imóvel, o comprador está vulnerável a se deparar com problemas como os citados anteriormente. Assim, ele tem o direito de exigir os devidos reparos e entrar na justiça antes mesmo de receber as chaves da nova moradia.
Portanto, listamos as 6 Etapas Para Entrar na Justiça Contra a Empreiteira para você entender quando e como recorrer aos seus direitos!

Você já conhece o EPEC?

O Escritório Piloto de Engenharia Civil (EPEC) é uma empresa júnior formada por graduandos de Engenharia Civil da UFSC. Fundada em 1994, a empresa trabalha na área de patologias de edificações (problemas como infiltrações, fissuras e corrosão de armadura), acompanhamento de obras, projetos de acessibilidade e de prevenção contra incêndios. Isto, além, de realizar projetos complementares (Hidrossanitário, Elétrico), e na digitalização de projetos. Fazemos parte do Movimento Empresa Júnior (MEJ), que é formado por organizações sem fins lucrativos.
O MEJ nasceu na França em 1967 e chego ao Brasil em 1988. Conta, hoje, com mais de 15 mil membros. O Movimento busca um Brasil mais empreendedor. Assim sendo, forma pessoas comprometidas e capazes de transformar o país através da realização de mais e melhores projetos.

25 de abril de 2018/por EPEC
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Acessibilidade

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Acompanhamento de Obras, Laudo Técnico

Custos que podem ser evitados em seu condomínio

Custos que podem ser evitados em seu condomínio

Você sabia que dos custos de um condomínio, 40% a 50% são gastos com salários e encargos? De 20% a 30% destinam-se ao consumo de água, luz, gás e telefone. Aproximadamente 15% vão para contratos de manutenção, elevadores, bombas e seguros. Cerca de 10% são destinados às despesas administrativas, bancárias, fundos de reserva e pequenos reparos? (Fonte: UOL)

Um dos outros motivos para uma diminuição nos custos do condomínio é o alto índice de desemprego no país, o que faz com que os moradores queiram ter cada vez menos despesas. Visto isso, é fundamental que você, como síndico, busque alternativas para uma redução nos gastos.

Confira algumas dicas que podem reduzir custos, tornando sua gestão mais dinâmica e certeira.

Individualização de água e gás

A implantação de um sistema que mede o consumo por unidade pode trazer redução de até 30% nos gastos, além de excluir a injustiça de uma pessoa que mora sozinha pagar o mesmo que uma família com 4 pessoas.

Reutilização de água da chuva

Uma boa maneira de reutilizar aquela água de chuva que seria descartada é instalando um sistema de captação de água de chuva. Tal sistema poderá reutilizá-la para serviços como lavagem de calçadas, carros, etc, além de uma grande economia. Também é possível captar água do lençol freático. Saiba mais sobre captação de água da chuva acessando nosso Guia Rápido.

clico da água

Substituir as lâmpadas por LED

Uma lâmpada de LED é até 80% mais econômica que a incandescente comum. Dessa forma, podemos alcançar uma redução de até 40% na conta de luz.

http://www.pagueverde.eco.br/index.php/2016/07/25/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-o-led/


Investir em energia solar

Cidades com alta incidência de sol, como Florianópolis, são particularmente propícias à instalação de placas solares. Ainda que não substituam totalmente a energia elétrica, a energia solar possibilita uma economia de até 70% na conta de luz. Entenda melhor como no nosso conteúdo sobre Como reduzir as contas de água e energia elétrica!

https://www.portalsolar.com.br/folha-de-dados-do-painel-solar---o-que-voce-precisa-saber.html


Redução de custos com mão de obra

Um sistema de portaria virtual ou de biometria na entrada e saída dos moradores, torna o procedimento muito mais seguro. Além disso, ele pode trazer grandes economias, podendo chegar a R$16.000 mensais reduzidos nas despesas do condomínio. Também é possível reduzir o custo de mão de obra contratando folguistas para cobrir as horas extras dos funcionários.

Estar sempre atento às legislações

É importante que o síndico esteja por dentro das solicitações dos bombeiros e órgãos públicos a respeito de adequação do prédio, como projetos de acessibilidade e prevenção contra incêndio. Estando em dia com requisitos como esse, é possível reduzir não só um custo de multas, mas também o gasto com reparos posteriores. Tendo a prevenção, garante-se uma economia futura.

Estudo técnico

Muitas vezes o prédio apresenta algumas patologias, como fissuras e infiltrações. Na tentativa de melhorar o visual estético, os problemas são tratados de forma superficial, penas com uma nova pintura ou lavagem de fachada. Entretanto, tais problemas, por não serem devidamente solucionados, podem desencadear problemas ainda maiores. Dessa forma, é muito importante que a opinião de um profissional seja consultada.

Um bom investimento é a realização de um relatório patológico. Neste laudo técnico, é feito um estudo a respeito de cada problema encontrado no edifício, como fissuras, mofos, infiltrações. Assim, achando a solução correta para cada caso, não será necessário realizar reformas periódicas que acabam por não solucionar o problema.

Acompanhar as obras

Na realização de uma reforma grande no condomínio, um serviço de acompanhamento de obras pode trazer uma economia. Nele é feito uma análise de cada etapa da obra para verificar se ela realmente segue os cronogramas e mantém-se dentro das previsões. Dessa forma, garante-se que não sejam necessários novos gastos futuros, caso algum serviço não tenha sido realizado da maneira correta.

21 de março de 2018/por EPEC
https://epec-ufsc.com.br/wp-content/uploads/2018/03/Cópia-de-Modelo-de-banner-para-o-blog.png 315 560 EPEC https://epec-ufsc.com.br/wp-content/uploads/2023/02/preto-com-margem-300x146.png EPEC2018-03-21 12:44:342020-06-04 15:11:39Custos que podem ser evitados em seu condomínio
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