Como proteger seu telhado: a Platibanda
Coroamento: uma forma de evitar manchas e infiltrações na platibanda e no telhado.
O que é uma platibanda?
Segundo o decora fácil: “A platibanda é uma espécie de mureta utilizada com a finalidade de esconder o telhado, formando uma moldura plana em torno da fachada da casa.”
Essas estruturas têm normalmente mais de 80 cm, e função de proteção, além de estética. Por mais que seja possível disfarçar um telhado, toda casa, prédio ou galpão possui um, e nem sempre há uma impressão de continuidade entre ele e as paredes. Mais do que isso, como cada material de telha possui um nível de inclinação adequado, muitas vezes o telhado acaba parecendo desproporcional.
Mesmo que sejam levadas em conta vários tipos, os mais baratos sempre têm uma inclinação maior. Por isso, com as platibandas abre a possibilidade de economia na construção sem sacrificar a estética. As linhas retas estão mais em alta na arquitetura do que nunca.
Mas por que proteger?
Como parte superior de paredes de fachada, encontramos diversas patologias relacionadas a elas nas nossas visitas técnicas. A principal é a presença de manchas logo abaixo, mas podemos identificar o surgimento de mofo e o agravamento de fissuras entre outras delas. Por se tratar de telhados, muitas vezes o escorrimento de água se manifesta nas coberturas também, com infiltrações sob as calhas e telhas. Além disso, pode causar acúmulo de microrganismos, fissuras no material e casos mais graves como oxidação da armadura de um elemento estrutural.
Em um geral, a maior parte dos danos é estético e facilmente reparável e evitável com boas práticas na construção. Vale ressaltar que nem sempre o problema é da empreiteira; com o tempo, novas tecnologias mais eficazes surgem. Um exemplo é o da manta asfáltica, muito mais cara e menos durável do que se recomenda atualmente. Enquanto ela funciona em grandes áreas e na impermeabilização da laje em si, cada vez menos aparece nos coroamentos. Esse não é o uso padrão nos boletins técnicos.
Assim, a estrutura precisa de um coroamento, como muros, e de pingadeiras eficientes.
O que é um Rufo de Pingadeira?
O rufo é a proteção metálica que protege a parte superior da platibanda. A norma ABNT NBR 6118:2014 recomenda proteções como critério de durabilidade nas estruturas.
É normalmente feito de alumínio pela flexibilidade e durabilidade, e vem de fábrica com características que atendem a essa norma.
Como tem função de pingadeira, ou seja, não deixa a água escorrer em contato direto com o muro, precisa de uma inclinação em algum sentido. O valor mínimo nesses casos é 0,5%, mas como pode ter a mesma função em ambientes diferentes, pode variar. Assim a água escorre no sentido desejado, e a pingadeira protege a pintura.
Sua instalação é feita com parafusos metálicos para a fixação, mas só estes não são o bastante. Tanto na interface com o muto quanto ao redor deles, é necessária uma vedação com o silicone adequado.
O que é um Rufo de Encosto?
O rufo de encosto também é conhecido como rufo em capa, mas tem outros nomes. Enquanto um protege a parte superior, o outro protege a base.
Ele também é instalado em todo o perímetro interno da platibanda, a fim de criar uma proteção e fechamento entre parede e telhado.
Pelos mesmos motivos do anterior, seu material é alumínio, então evita oxidação e tem seu tempo entre manutenções maior em relação a outros metais. Para evitar infiltrações, um método muito utilizado é a aplicação de silicone nas aberturas dos parafusos antes da fixação.
Conclusão
O coroamento é um método de proteção muito importante, uma vez que protege não só o telhado, mas também toda a fachada.
Não é difícil perceber essas manchas de escorrimento nas coberturas e andares superiores características, e como grande parte dos atuais tem esse detalhe arquitetônico, é importante dar a atenção devida ao coroamento.
Portanto, entre em contato e faça um orçamento com uma visita sem compromissos para analisarmos estes e outros pontos que prejudicam sua construção a longo prazo.