4 maneiras de deixar o seu projeto mais verde

A preocupação com o meio ambiente tem se tornado cada vez maior ao redor do mundo e, assim, o interesse por projetos mais verdes aumentou.

Desde então, a engenharia civil tem se adaptado e pensado na otimização dos recursos naturais sem desconsiderar a parte financeira. Assim, o time EPEC separou algumas maneiras de deixar o seu projeto mais verde para que você também possa usufruir destes benefícios, confira:

projeto mais verde 2

1- Reaproveitamento de água da chuva

A instalação de um sistema de captação, armazenamento e distribuição de água da chuva costuma ser uma das alternativas mais práticas e acessíveis no mercado. O projeto conta, principalmente, com um reservatório (chamado de cisterna) usado para a estocagem do recurso que, apesar de não ser potável, pode ser utilizado em diversas atividades domésticas. É uma alternativa da descarga do vaso sanitário a qualquer outra situação que não envolva o consumo.

Além de ser sustentável, a prática pode levar a uma grande economia na conta de água e ao combate da falta do recurso em períodos de estiagem ou de maior necessidade.

 

2- Instalação de telhados verdes

Esse recurso arquitetônico visa melhorar o isolamento térmico da edificação, protegendo contra as altas temperaturas externas e ajudando a manter a temperatura interna. Dessa forma, o telhado verde diminui a necessidade de refrigeração do ambiente, reduzindo o consumo de energia e fornecendo conforto térmico aos ocupantes. Além disso, a cobertura ajuda na filtragem do ar e retenção de impurezas, e oferece um isolamento acústico natural, sendo, portanto, um diferencial do projeto.

Antes de qualquer coisa, a viabilidade da instalação deve ser verificada por um profissional, considerando a carga extra implementada frente a resistência da laje. Caso necessário, o engenheiro deve também apontar as adaptações necessárias para tornar o projeto possível.

 

3- Utilização de soluções tecnológicas

O avanço acelerado da tecnologia tem promovido uma eficácia ainda maior no aproveitamento dos recursos naturais. Dessa forma, tornando essencial a maximização do seu uso em projetos de construção sustentável. Assim, muitas soluções desenvolvidas já se fazem presentes no mercado, como: sistemas de iluminação inteligente com sensores de presença e revestimentos à base de materiais reciclados. Além disso, destacamos a adoção de painéis solares para geração de energia, e a iluminação do tipo LED que além de ser mais eficiente, ainda apresenta maior durabilidade do que as outras.

Ao adotar esses recursos, a economia elétrica é significativa, assim como a minimização dos impactos ao meio ambiente, garantindo um projeto eficiente e sustentável

4- Otimização de recursos naturais

As edificações devem aproveitar o que a natureza tem a oferecer e utilizar os recursos naturais a favor delas. Portanto, antes de se estruturar o projeto é de extrema importância realizar um estudo do local a ser construído para se entender melhor cada região. Os aspectos principais são: a incidência de luz solar e a circulação de ar, uma vez que o projeto pode ser desenvolvido levando em consideração as características do terreno e utilizando essas ferramentas em seu benefício.

projeto mais verde 1

Logo, tem-se economia de recursos, dado que otimizando a ventilação natural, o ambiente se torna arejado, assim diminuindo o uso de aparelhos de ar-condicionado.

Além disso, ao se priorizar a iluminação natural, há a diminuição da necessidade do uso de lâmpadas durante o dia. Assim, reduzindo-se ainda mais os gastos com energia elétrica.

Dessa forma, um projeto mais verde se torna muito mais eficiente, proporciona maior qualidade de vida e promove a economia de recursos de maneira geral. Assim, o desenvolvimento sustentável se faz possível tendo como base principal a construção dessas edificações inteligentes.

 

Gostou das nossas dicas?

Conheça todos os nossos serviços e entre em contato conosco para solicitar um orçamento através de nosso site.

Compartilhe

Comentários