VERDADES E MITOS SOBRE FISSURAS
Como parte da manutenção periódica em prédios, é muito comum escutar verdades e mitos sobre fissuras. Assim, separamos essa lista com 5 pontos para você conhecer:
1 – Fissuras podem originar infiltrações.
Verdade. Dependendo do tamanho da fissura ela pode sim gerar uma infiltração, podendo comprometer a parede interna e externa da construção. Além de serem indicativos de problemas mais sérios de fundação. É preciso corrigi-las e selá-las, principalmente para evitar os problemas decorrentes da infiltração de água.
2 – Fissuras podem se estabilizar.
Depende. As fissuras são classificadas em ativas e passivas de acordo com sua evolução ao longo do tempo. As passivas são aquelas que se encontram estabilizadas, ou seja, o tamanho da abertura é constante. Ao passo que as ativas apresentam um aumento em sua extensão. Essa expansão contínua, geralmente, indica que o trecho necessita maior atenção, pois a causa pode estar em preocupante evolução.
3 – Fissuras podem ser reparadas de forma simples, apenas com reboco e tinta.
Mito. O tratamento adequado das fissuras necessita da análise de um profissional que tenha conhecimento do assunto, como engenheiros civis e arquitetos. Afinal, dependendo da profundidade e da espessura da fissura ela pode acarretar em problemas de ordem estrutural, colocando a estrutura em risco. Além do mais, é preciso que o profissional identifique o agente causador da fissura, de modo a resolvê-lo, evitando assim seu reaparecimento e agravamento.
4 – Fissuras são mais comuns de acontecer em determinada época do ano.
Mito. A ocorrência de fissuras não têm relação com as estações do ano. Porém, a variação térmica, ou seja, diferenças de temperatura podem gerar fissuras ativas, pois causam dilatação e contração em materiais sem juntas de dilatação. As juntas agem como um ponto de alívio de tensões, e a estrutura pode se movimentar sem comprometer a segurança e estabilidade da edificação. Esse tipo de patologia é visível em paredes e no teto, onde a incidência e a área são maiores.
5 – Localização das fissuras tem haver com sua gravidade.
Verdade. Fissuras superficiais encontradas em paredes têm baixa gravidade, visto que implicam apenas na aparência, às vezes a “fissura” é até um reparo mal feito. Já aquelas localizadas em elementos estruturais, como pilares e vigas são mais graves, pois põem em risco a estrutura da edificação. Assim, necessitam de reparos o mais breve possível. Mas a gravidade não se resume a isso: pontos como profundidade e espessura também precisam ser levados em consideração. Portanto, se você é síndico, não deixe de inspecionar o prédio periodicamente para identificar as fissuras o quanto antes.
Então, já conhecia algum desses fatos e mitos sobre fissuras? Ou percebeu alguma fissura aparecendo recentemente em seu condomínio ou negócio? Entre em contato e saiba mais!