Entender a procedência da matéria-prima das casas de madeira pode ser um fator importante na hora de decidir o material a ser utilizado em sua construção. Por isso, contaremos para você todos os detalhes sobre a procedência, logística e sustentabilidade da madeira na construção civil. 

Procedência da matéria-prima das casas de madeira

 
  • Processo produtivo
  O processo de modificação da madeira tem início a partir dos pontos de extração de onde elas são movidas até centros de análise e seleção automática das espécies de árvore e de corte inicial. Em seguida elas são separadas conforme o tipo de árvore e alocadas para uso.   A partir disso são conduzidas para instalações onde são retiradas cascas e galhos e passam por máquinas de moldagem de corte. Os elementos retirados nessa fase são reaproveitados na fabricação de subprodutos a partir de sua reciclagem.   Após os cortes passam por processos de secagem, que estabilizam suas condições de umidade. Passando, em seguida, por uma zona de aplainamento, onde recebem o acabamento superficial; passo em que estão prontas para serem cortadas de acordo com a necessidade do cliente. 
  • Regularização
Para poder ser utilizada em construções regularizadas o material deve possuir as seguintes especificações:
  • Especificações: espécie densidade, peças, bitola e umidade de referência do material devem constar no pedido.
  • Documentação: o material deve possuir documentação legal, identificando suas características e certificação de origem.
  • Certificação: a madeira deve possuir uma certificação florestal; atestado de que a empresa ou comunidade responsável pela extração manejam suas florestas conforme padrões e regras aceitas pela legislação. 
  • Preço: madeiras extraídas de maneira legalizada possuem preços que atendem às exigências legais.

Logística da madeira 

    O transporte de madeiras, conhecido como transporte florestal ou de produtos florestais é um processo delicado e permeado por regras. Assim, as regulamentações vigentes quanto a este tipo de processo são a Resolução nº 196/2006 e a Resolução nº 246/2007.   No país, a madeira é transportada, em sua maioria,  por meio de rodovias, assim como grande parte dos produtos brasileiros. Passando por 2 principais estágios; transporte dos pontos de extração aos pontos de modificação e, a partir daí, transporte para os compradores. 

Sustentabilidade da construção 

  As casas de madeira pré-fabricadas são mais sustentáveis do que construções comuns em alvenaria. Seus modelos não exigem grandes construções e utilizam matéria-prima orgânica e sustentável, diminuindo os impactos ambientais. Além disso, a madeira é o único item renovável entre os mais utilizados na construção civil.  A madeira permite, também, um projeto mais flexível que possibilita a realocação da casa em outra propriedade; descartando, assim, a necessidade de uma nova construção, o que geraria maior quantidade de resíduos.  Além disso, outras peças de madeiras usadas na construção civil, que não são as utilizadas em casas pré-fabricadas, podem ser muito bem reaproveitadas.
 O Brasil se situa entre os dez maiores países em florestas plantadas do mundo, o que barateia os custos do uso de madeira na construção. Portanto, agora que você já conhece um pouco mais sobre a procedência da madeira, está preparado(a) para optar por ela na hora de construir. Invista em praticidade, preços baixos e sustentabilidade. Se interessou pelo assunto? Saiba mais aqui!  

Compartilhe

Comentários