Projetos personalizados e pré-fabricados: diferenças e vantagens
Mesmo que você não seja familiarizado com o ramo da construção civil, já deve ter ouvido algo a respeito do pequeno “conflito” que existe entre arquitetos e engenheiros. Aqueles pensam sempre na melhor forma de proporcionar conforto e estética para as edificações, mas muitas vezes acabam por colocar os engenheiros em apuros com o nível de complexidade arquitetônica em seus projetos, obrigando-os a desenvolverem processo inovadores e mais ágeis, como os pré-fabricados.

De fato, nos últimos anos, a arquitetura e a engenharia vêm se pessoalizando cada vez mais para atender os anseios individuais dos clientes. Abrindo as portas no que diz respeito à personalização, como os projetos personalizados. Tanto os pré-fabricados como os personalizados possuem suas vantagens e desvantagens. Podendo cada um se encaixar melhor no tipo de empreendimento que você pretende realizar.


Pré-fabricados

As casas pré-fabricadas são aquelas em que a maioria dos seus elementos são trazidos prontos para o canteiro de obras. Ou seja, são construídos fora dele. Claro que, devido à dificuldade no transporte, algumas peças só podem ser montadas no próprio canteiro. No geral, projetos pré-fabricados conseguem adiantar grande parte da obra.

Por isso as casas pré-fabricadas ganharam popularidade nos últimos anos, principalmente por sua rapidez de execução. É possível contratar prestadoras de serviço que realizam o projeto com base em projetos-padrão. Porém, pode-se também aplicar um certo grau de personalização com o auxílio de um profissional projetista.


Projetos personalizados

Os projetos personalizados, são aqueles em que os pedidos e necessidades do cliente são incorporados pelo arquiteto ou projetista. Um exemplo interessante é o projeto de casas para portadores de necessidades especiais, como cadeirantes ou pessoas com nanismo. No entanto, também é possível personalizar a estética e os espaços do seu empreendimento, não existindo limites para sua imaginação.

Você já deve ter imaginado que um projeto como esse poderá doer um pouco (ou muito) no seu bolso. E de fato, o m² de um projeto personalizado pode sair muito acima do preço de mercado, dependendo da complexidade dos pedidos. Além de aumentar consideravelmente o tempo da obra, devido às dificuldades de planejamento e execução.

 

Pré-fabricado x Personalizado

Como vimos, os pré-fabricados são mais ágeis e possuem um desperdício menor de materiais (já que você paga pela peça, e não pelo insumo), além de um controle de qualidade mais intenso e garantido. Já os projetos personalizados serão exatamente como o cliente imagina e adaptados às suas necessidades, mas mais custosos e prolongados.


Cada estilo serve para um tipo de empreendimento que você queira fazer. No entanto, se quiser conhecer um pouco mais sobre os pré-fabricados que trabalhamos aqui no EPEC, pode conferir no nosso post sobre as etapas para construção de casas pré-fabricadas de madeira!

Compartilhe

Comentários