5 ideias para construir com containers
Construir com containers é uma opção barata e prática para a construção civil. Uma vez que não precisam de fundações tão elaboradas, têm formato padronizado e podem ser muito personalizados, se tornam uma opção viável em muitos casos.
Tamanhos
Primeiramente é preciso destacar que ao construir com containers costumamos utilizar os de dois modelos: o “dry standard” e o “dry high cube”. Ambos são fechados em ambos os lados, mas o segundo costuma ser um pouco mais alto. Por serem utilizados em transporte de roupas, carros e moveis, são fechados em quase todos os lados, exceto no qual há uma porta. Diferentemente dos refrigerados, dos abertos em cima ou dos com ventilação, estes são os que precisam de menos modificações.
Os preços podem variar dependendo do local, do frete e de se ele é novo ou usado.
Por utilizarem medidas que não em metros, seus tamanhos são números quebrados:
20 pés
ou 6,05m x 2,43m
40 pés
ou 12,03m x 2,43m
45 pés
ou 13,71m x 2,43m
50 pés
ou 16,15m x 2,43m
E para o espaço interno devemos desconsiderar 5 cm de cada lado.
Mas por que se manter em um container, um piso ou até uma só forma de construção? Nós separamos aqui algumas ideias de como seguir essa tendência.
Restaurante ou bar
Facilmente adaptado para locais com comidas de fácil preparo e venda de bebidas. É possível adaptar para ser o espaço de grandes cozinhas. Deixa o ambiente com ar único e tem um estilo que de fato vai chamar a atenção para novos clientes.
Caixa
Se não o local inteiro, por que não um caixa? Containers são práticos para locais semiabertos ou feiras.
Loja de roupas
Containers são uma possibilidade muito explorada por novos donos de lojas, já que a aparência única é combinada com vitrines que chamam atenção. Assim, feiras, lojas de roupas, bancas e até lojas de conveniência vem adotando este novo nicho.
Salão de festas
Para condomínios sem salões de festas, mas com muita área verde pouco utilizada, ou até para casas daqueles que querem receber bem suas visitas. Este tipo de construção modular permite a ampliação a baixo custo e valoriza muito os imóveis.
Casa unifamiliar
Talvez a primeira coisa que muitos pensem para o uso de containers na construção civil. Cada vez mais kitnets e casas pequenas são construídas assim. Com projetos completos assim como as tradicionais, elas vêm ganhando espaço aos poucos aqui no Brasil.
Conclusão
Mas porque se limitar a esta lista? Não só estes como também depósitos, salões de beleza e muitos outros são possibilidades neste mercado que só cresce.
Apesar de toda esta facilidade, é importante destacar que a construção em containers também segue regras. O projeto é uma parte importante para qualquer construção e, apesar de burocrático, o processo de validação por parte da prefeitura é fundamental. Uma rede elétrica que sustente sem problemas o uso escolhido, projeto sanitário adequado, fundações funcionais e segurança geral devem ser preocupações.
Além disso, containers diferem da construção tradicional em alvenaria ou em madeira em dois pontos importantes: conforto térmico e acústico. Por ser de um material bom condutor de calor, estes espaços podem ficar desconfortáveis sem a ventilação correta. Assim é preciso um isolamento correto tanto para o calor quanto para os sons. O material e o formato não favorecem a acústica para casas de moradia.
Do estado de compra a forma com que ele é instalado, a ferrugem também é ponto de alerta. A princípio eles não devem estar em contato direto com o chão para evitar isso, mas como toda a estrutura metálica é preciso cuidar.
Já pensou em morar em um container ou abrir um negócio em um?
Entre em conato para fazer um orçamento ou veja mais exemplos aqui.