Descubra as melhores tintas para a pintura predial

A tinta acrílica é mais resistente ao meio, a látex possui mais variedade de texturas e brilhos, mas e quanto a casos especiais?
Conheça as características e aplicações de cada composição de tinta.

Para saber quais são as melhores opções na hora da pintura predial, é preciso considerar variáveis como local, material da parede e uso, por isso leia nosso guia rápido sobre o tema.

Preparações

Cada material tem características próprias, mas em geral devemos tomar alguns cuidados em comum: o plano deve estar liso, limpo e sem grandes desnivelamentos.
A madeira deve ser lixada antes, uma vez que as lascas podem se soltar e danificar a pintura, já metais como os de grades e cercas são mais simples, desde que não estejam oxidados. Caso estejam, cuidados especiais são necessários, como por exemplo produtos para a manutenção preventiva.
Por outro lado, paredes de alvenaria e rochas tem como característica serem mais porosos, ou seja, absorverem mais a tinta. Nelas muitas vezes será preciso de um fundo preparador para garantir a qualidade da pintura a longo prazo.

Imagem blog tinta

Fundo preparador?

O fundo preparador de paredes é um produto para preparar a parede para o recebimento da pintura. Com o preparador, a absorção da tinta é mais uniforme, além de alguns deles também funcionarem como impermeabilizantes. Por isso, seu uso é muito recomendo em repinturas ou em locais com o reboco antigo ou esfarelando.

Tinta Látex

A Tinta Látex é a base de água, então não só é mais recomendada para ambientes internos, que precisam de menos lavagem, como também pode ser utilizada em tetos ou outras superfícies. A tinta látex é menos durável que a acrílica, mas é mais facilmente removida para futuras pinturas e é considerada menos tóxica.

Tinta Acrílica

Já pensando nas paredes externas, muros e fachadas, a tinta acrílica é a mais recomendada, pois suporta bem a radiação UV do sol, efeitos da chuva e outras interferências do clima. Por possuir resinas acrílicas, é impermeável e tem secagem rápida, sendo ideal para área externas ou molhadas (como banheiros, garagens ou piscinas). Devido a sua durabilidade e elasticidade, é a mais comumente utilizada.

Repinturas

Condomínios e prédios comerciais costumam fazer a pintura junto com a inspeção predial, que devido as patologias que aparecem naturalmente devem ser feitas em intervalos de 3 a 5 anos. Nestes casos, ressaltamos que relatórios patológicos podem dar indicações para os lugares ou situações únicas de cada construção.

Tinta Antimaresia

Em áreas afetadas pela maritimidade, como ilhas ou cidades costeiras, edificações sofrem muito com o aparecimento de bolhas, bolor e até mesmo algas. Nestes casos, mesmo sem encontrar o material específico para elas, tintas Premium funcionam bem nestes lugares.

Tinta Antimofo

Esta tinta é mais utilizada em banheiros ou piscinas, mas é uma opção segura para evitar este tipo de problemas em garagens e locais com muita vasão de água, especialmente se já houveram reclamações sobre mofos ou fungos nestes locais.

Esmalte Sintético

Finalmente, o esmalte sintético é um caso a parte: pequenas mochetas de metal ou canos expostos pedem uma tinta que possa aderir bem ao metal. Desta forma, além de evitar a ferrugem, se mantém a aparência estética por mais tempo.

Cuidados

Para garantir a qualidade a longo prazo, não basta utilizar qualquer tipo de tintura sem se preocupar com a origem ou o tipo do produto. Apesar disto, sem dúvidas o pior erro que pode ser feito é a pintura por cima de uma mancha ou de uma fissura. Além de não resolver o problema raiz, a pintura esconde o dano e impede de ver futuras evoluções, como o aumento das fissuras, deixando futuras reformas mais trabalhosas, caras e urgentes. Justamente por isto, recomendamos sempre ter um plano de reforma para tratar em conjunto a pintura predial e todos os outro problemas.

A primeira vista pode parecer um serviço simples, mas é preciso de cuidado para garantir a saúde do prédio e dos seus frequentadores e moradores, então para saber mais acesse o link.

Compartilhe

Comentários