O óleo do motor de um carro sempre precisa ser trocado quando o veículo chega a uma certa quilometragem rodada. Caso não seja trocado, o motor pode quebrar e arrumá-lo se torna bem mais caro.   Da mesma forma que um carro, as edificações necessitam de certos cuidados que as protegem de possíveis problemas, como infiltrações e fissuras.   Qual a diferença entre manutenção preventiva e reforma?   As manutenções preventivas são ações que aumentam a vida útil da edificação, aumentando a proteção da estrutura. Pintar a edificação, por exemplo, é uma manutenção preventiva, pois diminui a possibilidade de ocorrerem infiltrações.   A reforma é a ação de consertar a edificação quando algo para de funcionar ou está trazendo problemas de segurança. Quando aparece um ferro em estado de corrosão em uma viga e você tem que arrumar, por exemplo.   Por que você deve investir em manutenção preventiva?    
  • Segurança
  Esperar que ocorra uma corrosão de armadura para depois arrumá-la não é uma boa ideia. Como responsável pela edificação, caso aconteça algum acidente, você será o culpado, pois negligenciou o problema. Isso não é nada legal né?

fonte: https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/rachaduras-parede/

   
  • Estética
  Caso sua edificação tenha salas comerciais ou até mesmo apartamentos para alugar, é fundamental que a estrutura pareça bem conservada para que atraia o público alvo.    
  • Economia
  A manutenção preventiva não deve ser encarada como um gasto. É mais barato tomar ações que aumentem a vida útil da sua edificação do que recuperá-la após já ter ocorrido uma patologia. Por exemplo, pintar a fachada parece um grande gasto, mas, caso você não a pinte, corre o risco de que aconteçam infiltrações. Para corrigir o dano dessas infiltrações você terá que recuperar o revestimento da fachada e depois pintá-la. Dessa forma, você teria que gastar o mesmo que gastaria com a manutenção preventiva mais o valor referente a correção do dano causado pela infiltração no revestimento da fachada.   Por onde começar?  
  • Inspeção predial
  O primeiro passo antes de fazer uma manutenção preventiva é saber o estado em que a infraestrutura está. A inspeção predial serve para que todos os problemas que a edificação apresenta. Quer saber mais como ela funciona? Acessa o link:  
  • Lavar a fachada
  Lavar a fachada é uma das manutenções preventivas mais básicas. Além de ser uma ação razoavelmente barata, quando realizada com uma certa frequência evita o surgimento de mofo e aumenta a vida útil da pintura.  
  • Pintar as paredes
  A pintura tem vida útil de 3 a 5 anos. Ela é responsável pela impermeabilização da edificação, dessa forma evita possíveis infiltrações. Agora você ja sabe os benefícios e o processos iniciais da manutenção preventiva, mas você sabe a diferença entre manutenção preventiva e corretiva? Acesse nosso conteúdo Manutenção Preventiva x Manutenção Corretiva e entenda. E o seu edifício? Precisa de manutenção no momento? Acesse o nosso Check-list de inspeção predial e descubra. Ou entre em contato conosco que vamos lhe ajudar!

Compartilhe

Comentários