Por conta da maresia, a região litorânea é muito agressiva para as construções. Ter uma vista de frente para o mar e poder ir caminhando até a areia, são algumas vantagens de morar pertinho da praia! Mas é preciso atenção, pois nem tudo são flores. Aqui vamos te explicar direitinho sobre!



O que é a maresia?


Em outras palavras, a maresia é formada por gotículas de água do mar que são transportadas pelo vento. E então, tais gotículas formam uma névoa fina, úmida e salgada que paira sobre cidades litorâneas.

Como ela ocorre?

Em contato com metais, a maresia inicia um processo de corrosão acelerada, devido a presença de micro gotículas de sais que interagem quimicamente aumentando a condutividade elétrica do sistema.

Principais problemas causados

  • Corrosão da armadura de pilares e vigas, além de grades, portões, janelas e portas de metal;
  • Rachadura do concreto e revestimentos externos;
  • Queda do emboço;
  • Infiltração da água da chuva no concreto e na alvenaria;
  • Fungos e bolores nas fachadas devido à umidade e alta temperatura.

Métodos de prevenção

O melhor jeito de prevenir é durante a construção, pois as ações se tornam mais eficazes e menos custosas. Na fase de construção é importante selecionar materiais mais resistentes à maresia, optar por elementos de madeira, pvc ou alumínio ao invés de ferro, por exemplo. Deve-se proteger as estruturas metálicas com concreto de acordo com as normas técnicas para construção em ambientes litorâneos, que são mais rigorosas.
Em síntese, a manutenção periódica é fundamental para manter a construção protegida, uma vez que é praticamente impossível evitar as ações da maresia, que se torna uma característica natural e permanente dessa região. Então, verifique se há algum dos problemas citados no tópico acima e trate-os o quanto antes!

Quer marcar uma reunião para entender o problema que a maresia causou em seu imóvel? Clique aqui e ajudaremos da melhor forma possível!

Compartilhe

Comentários