Quais materiais de construção que entrarão em desuso?
Como área em constante evolução, a engenharia civil vem percebendo que alguns materiais de construção que entrarão em desuso. Não só por motivos de performance, mas também por motivos socioambientais e de saúde, alguns materiais de construção entrarão em desuso nos próximos anos.
Dezenas de países estão cada vez mais conscientes sobre a normatização da construção civil a longo prazo. Antes de tudo, o memorial descritivo deve denotar a origem e a qualidade dos materiais de construção. Apesar disso, o que utilizamos até mesmo décadas atrás vem perdendo popularidade em detrimento de alternativas melhores. Por isso, separamos alguns materiais que são as grandes apostas para serem aos poucos totalmente substituídos:
Materiais de construção que entrarão em desuso: saúde
Amianto
Os grandes vilões em programas de reformas são as telhas e isolamentos de amianto. Aqui elas são relativamente menos comuns, mas ainda assim estão presentes nas construções.
Por muito tempo, o material foi utilizado por ser mais barato em relação a outros concorrentes. Hoje nem são mais vendidas: o fibro-cimento e as cerâmicas são os mais presentes no mercado. Aliás, o amianto é relacionado em diversos estudos com efeitos cancerígenos e a asbestose, condição na qual as fibras do material se alojam nos alvéolos pulmonares.
Tintas a base de chumbo
Por muito tempo, chumbo foi utilizado como acelerador de secagem e para aumentar a durabilidade da tinta de certos pigmentos. Agora a prática é proibida, uma vez que o material causa danos no sistema nervoso e renal, atrofia e atrasos no desenvolvimento.
PVC
Sim, o mesmo PVC em canos de água fria pode liberar compostos prejudiciais em água quente. Por isso, em um projeto hidrossanitário, é importante ter uma distinção entre esses sistemas: água fria com PVC e água quente com CPVC.
Materiais de construção que entrarão em desuso: ambiental
Concreto
O concreto aparece na lista de materiais de construção que entrarão em desuso mesmo sendo o mais utilizado pelo ser humano no momento dessa escrita!
Não temos como parar a produção e consumo atual, mas é importante reconhecer o impacto ambiental na produção do cimento. Por causa de o consumo elevado de água à enorme quantidade de energia gasta e liberada em sua produção, a necessidade de procurarmos alternativas é urgente!
Materiais de construção que entrarão em desuso: eficiência
Manta asfáltica
A manta asfáltica é um caso à parte. A criação de rufos e coroamentos com esse material era a norma por muito tempo, mas rapidamente houve a substituição pelo alumínio. A presença de manta na proteção de muros e platibandas é pouco eficaz, de alto custo de manutenção e de baixa durabilidade.
O material ainda é o padrão no isolamento de pisos, mas como visto nestes motivos, o coroamento com alumínio já substituiu a manta asfáltica nas novas construções.
Pastilhas na fachada
Essa era uma grande moda por muito tempo entre prédios comerciais e condomínios. É inegável que são um bom fator de valorização estética, mas sua manutenção é muito custosa.
Com o tempo, os problemas se tornam cada vez mais evidentes. A infiltração e manchas no rejunte, pastilhas caindo e a degradação do conjunto são muito comuns com o tempo. Com a rotatividade de produtos nas lojas de construção, é difícil encontrar a mesma cor e estilo para trocar pequenas partes. Pior ainda é a troca total, sendo um dos principais gastos na recuperação de fachadas!
Conclusão
Sustentabilidade, saúde e eficiência são fundamentais em toda construção. Esses materiais de construção que entrarão em desuso são o exemplo mais prático de como estamos sempre em processo de melhoria e estudo. Alguns, como a tinta, têm baixa durabilidade: assim, a presença do elemento em construções bem preservadas é mínima, mas outros ainda são uma dor de cabeça.
Afim de identificar e entender como eles afetam sua edificação, preencha o formulário ao lado e garanta sua visita de inspeção gratuita e identificar outros problemas estruturais que afetam a integridade de sua construção!