A manutenção condominial periódica é fundamental para manutenção do bem-estar dos condôminos e para a saúde do caixa.  Não realizá-la no momento certo pode causar gastos até cinco vezes maiores. Por isso, separamos para você quais são os pontos de maior atenção e os períodos em que devem ser observados.  
Inspeção Predial 

A inspeção geral predial, tem como finalidade avaliar o estado da edificação e seus sistemas construtivos como um todo, observando os aspectos de desempenho, estado de conservação e segurança. Portanto, sua realização anual é indicada e prevista pela Lei de Inspeção Predial. 
Inspeção de sistemas contra incêndios 

A inspeção dos sistemas contra incêndios é fundamental para garantir a minimização dos danos materiais e dos riscos à vida dos moradores em casos de incêndios.   Portanto, de acordo com o item 10.6 da norma ABNT NBR 17240/2010,  a periodicidade da manutenção preventiva nesse caso não deve passar de 3 meses. Saiba mais sobre o Projeto Preventivo Contra Incêndio.
Manutenção das instalações elétricas

A manutenção das instalações elétricas é extremamente importante para a segurança e o bem-estar de todos no condomínio. Por isso, o quadro de distribuição de circuitos deve ter suas conexões reapertadas anualmente; já os o ato de desligar e religar disjuntores diferenciais do quadro elétrico deve ocorrer mensalmente; enquanto as tomadas, interruptores e pontos de luz devem ter suas conexões reapertadas, o estado de seus contatos elétricos verificados e peças desgastadas trocadas a cada dois anos. 
Limpeza da caixa d’água 

A limpeza periódica da caixa d’água garante que os moradores recebam água em condições próprias para utilização durante todo o ano. Portanto, é importante realizar essa manutenção pelo menos duas vezes ao ano; sendo indicado efetuá-la no início e no final do ano. 
Limpeza da fachada

Para muitos a limpeza da fachada pode não parecer uma manutenção importante, entretanto, a periodicidade dessa ação pode prolongar a duração e a resistência do revestimento do local, evitando gastos desnecessários. Devido a isso, é recomendado que a limpeza seja realizada no máximo de cinco em cinco anos. 
Portanto, é extremamente importante para a garantia da segurança e do bem-estar dos moradores e funcionários do condomínio que este esteja em boas condições. Por isso, não tenha medo de investir em manutenção preventiva, ela facilitará a vida do condomínio a longo prazo.

Mantenha a saúde do seu condomínio em dia! Saiba mais aqui!

Se interessou pelo assunto? Saiba mais aqui!

Compartilhe

Comentários