Quais são os tipos de extintores?

Já parou para pensar que existem diferentes causas de incêndio? Cada causa precisa de um método diferente para acabar com o fogo. Por isso, confira as classes de incêndio e quais tipos de extintores usar em cada um deles.

 

Classes de incêndio

 

Podemos classificar os tipos de extintores pelo combustível causador do incêndio. São elas:

tipos de extintores 1

  • Classe A: incêndios sólidos como papel, madeira, plástico ou borracha. 
  • Classe B: incêndios causados por líquidos inflamáveis.
  • Classe C: incêndios causados por equipamentos elétricos. 
  • Classe D: incêndios causados por metais pirofóricos como alumínio, sódio e magnésio.
  • Classe K: incêndios causados por óleos e gorduras.

 

Classes de extintores:

 tipos de extintores 2

Por isso, é importante ter a ferramenta certa, afinal cada incêndio precisa de um método diferente para contenção. O método errado pode colocar a vida das pessoas em risco ou ainda não ser eficiente contra o incêndio.

 

Pó Químico

É utilizado para incêndios de classe B (líquidos inflamáveis) e C (equipamentos elétricos). Ele age por abafamento, assim quebrando a reação em cadeia e interrompendo o processo de combustão, e também não é condutor de eletricidade.

 

Gás Carbônico

É composto por dióxido de carbono e recomendado para incêndios de classe B e C. Ele age por abafamento e por resfriamento em ação e portanto não conduz eletricidade. Apesar disso, é asfixiante, portanto deve se evitar o seu uso em ambientes pequenos.

 

Água

Utilizado em incêndios classe A (sólidos como papel, madeira,..), este extintor em contraste com materiais químicos, é simplesmente vapor de água. Esta age por resfriamento, e é o mais efetivo para incêndios tipo A. Por isso, não deve-se usar em equipamentos elétricos (já que a água conduz eletricidade), e líquidos e gases inflamáveis.

 

Espuma Mecânica

Utilizado para incêndios classe A e B. Age por abafamento e resfriamento fazendo com que a espuma fique como uma espécie de manta. Geralmente é utilizado em locais onde há armazenamento de líquidos e gases inflamáveis. É composto por detergente concentrado (LGE).Deste modo se gera espuma através da reação do batimento mecânico do LGE com a água e o ar.

 

Extintor de Acetato de Potássio-Classe K

Utilizado para incêndios da classe K(Óleos). Cria uma espécie de espuma seladora  para que não haja contato da gordura com o oxigênio. Assim, abafa , apagando o fogo ,e ainda faz o resfriamento da superfície. Por isso é o mais comum em restaurantes, cozinhas industriais, etc.

Conclusão

Nas edificações residenciais privativas multifamiliares(Prédios de qualquer tamanho),é exigido um sistema preventivo por extintores seguindo os tipos de extintores corretamente. Há também outras exigências dentro de um projeto preventivo contra incêndios(PPCI),como saídas de emergência, iluminação de emergência, etc

Dependendo do tamanho da edificação podem haver outras exigências pelo corpo de bombeiros. Para saber mais e organizar seu PPCI, entre em contato que faremos o melhor para seu projeto!

Compartilhe

Comentários