EPEC – Escritório Piloto de Eng. Civil

BLOG

Importância dos projetos para casa

Por EPEC em 18 de janeiro de 2019.

Casas são demolidas todos os dias por problemas diversos gerados pela falta de planejamento. Problemas como construções em área de risco, falta de regulamentação e problemas estruturais são as causas mais frequentes.

Quando falamos de projetos para casa o primeiro pensamento que vem a mente é “custa caro”. Mas quanto vale a paz de ter um lar pra chamar de seu? O projeto tem que ser a sua prioridade quando pensar na sua construção ou até mesmo na sua reforma e deve estar incluso no orçamento desde o princípio. O primeiro passo para uma construção é planejar, e projetar.

Problemas

Os principais problemas de quem não realiza os projetos para casa são os gastos extras e problemas na estrutura, como rachaduras, fissuras, vazamentos, mofos, construção em locais de risco, etc. Construir requer uma análise de cálculos, detalhes estruturais, tomada de decisões, tempo de obra, exploração de recursos, entre outros fatores trabalhados no projeto.

O que é o projeto?

Os projetos para casa são o guia de toda a sua obra. Ele que vai atender as necessidades do proprietário do imóvel e adaptá-las para soluções arquitetônicas, tornando a construção além de visualmente bonita, viável e com condições de habitação, acesso e conforto para o usuário. O projeto determina ainda o tempo de cada processo e quando será realizado, para que a obra atenda ao prazo de entrega. Nessa fase você pode ainda determinar saídas inteligentes para um melhor uso da sua construção. Por exemplo, em áreas como a utilização de energia e água.

Consequências:

Dentro dos projetos para casa fatores como qualidade, segurança, material, prazos, orçamentos e meio ambiente são previstos. Um exemplo das consequências de não projetar são as casas demolidas no bairro Saco dos Limões, em Florianópolis. Elas se encontravam em área de preservação ambiental e a secretaria municipal do meio ambiente as trouxe abaixo em junho de 2018, fazendo com que dezenas de famílias ficassem sem teto.

Outro grande risco da autoconstrução são os desabamentos, indicados, muitas vezes, pelas fissuras e rachaduras. A casa que desabou em Nova Osasco em março de 2018 é um exemplo disso. Mesmo com uma vistoria, em 2017, quando os proprietários foram alertados dos riscos, nenhuma medida foi tomada. Como consequência a casa veio abaixo, como já anunciado anteriormente.

Profissionais:

Assim se vê a importância de profissionais tecnicamente habilitados na elaboração de projetos para casa e acompanhamento de obras e reformas, de todos os tipos e tamanhos. Para ter a casa dos sonhos não existe segredo, basta sonhar, planejar, executar e desfrutar. Você sonha e usufrui de tudo que seu lar pode te oferecer. Conte com profissionais para garantir sua paz, seu conforto e tranquilidade.

Nossa missão:


Transformar universitarios em empreendedores capazes de mudar o meio em que estao inseridos.

Somos uma empresa de engenharia civil da UFSC composta por graduandos e com apoio de professores e engenheiros civis. Já solucionamos problemas em mais de 300 condomínios e estabelecimentos da grande Florianópolis.