EPEC – Escritório Piloto de Eng. Civil

BLOG

I Encontro Estadual de Síndicos de Santa Catariana

Por EPEC em 1 de novembro de 2018.

I Encontro Estadual dos Síndicos

Você, síndico, já pensou em adquirir novos conhecimentos na área, trocar experiências de trabalho e ainda refletir e resolver alguns dos maiores problemas enfrentados no ramo? Foi exatamente com este propósito que o EPEC uniu forças à Associação de Síndicos de Santa Catarina (ASDESC) e a Reforma Feita e proporcionou uma tarde com foco total à capacitação dos Síndicos no I Encontro Estadual dos Síndicos (SC).

O evento ocorreu no dia 20 de outubro, no auditório da Softplan, localizada no Sapiens Parque, em Florianópolis (SC) contando com mais de 100 participantes de toda Santa Catarina e foi um marco, unindo a administração dos condomínios à muita tecnologia e empatia.

Não conseguiu comparecer e quer saber mais sobre o Encontro Estadual dos Síndicos? Foi no evento e já está com saudades? Sem problemas, este artigo é um resumo, para você ficar por dentro de tudo o que houve neste grande evento.

Sede do I Encontro Estadual dos Síndicos

Imagem 1 – Sede do I Encontro Estadual dos Síndicos

O evento

O que fazer para se tornar um síndico profissional e quais as vantagens que essa profissionalização trará? Debatendo estas temáticas, Gustavo Camacho, síndico e advogado, abriu a programação. O momento teve grande interação e muitas dúvidas foram sanadas para participantes que buscam se profissionalizar no cargo. Questões jurídicas também foram esplanadas e ficaram mais claras neste processo. A temática jurídica é, muitas vezes, pouco conhecida e costuma incomodar os síndicos em algumas situações. Neste ebook você descobre 6 passos para entrar na justiça contra a empreiteira.

Dando sequência às programações, Jean Sacenti, CEO da Reforma Feita, abordou a respeito das ferramentas tecnológicas que podem jogar a favor dos síndicos, otimizando a efetividade das atividades e aumentando a produtividade do trabalho. Existem diversas plataformas digitais voltadas à administração condominial, que podem facilitar desde uma maior transparência até o controle de manutenções preventivas, como é o caso da Reforma Feita.

A palestra foi bastante esclarecedora e deu uma boa perspectiva sobre o futuro da gestão condominial, cada vez mais tecnológica e conectada.

Após duas programações brilhantes, foi feito um Coffee Break. Além de recuperar a energia, o momento também foi fundamental para a troca de experiências e para conhecer novas pessoas. O compartilhamento de informações foi bastante produtivo.

 

O EPEC no Encontro Estadual dos Síndicos.

Retomando as atividades do I Encontro estadual dos Síndicos, o presidente do EPEC, Paulo Henrique Fernandes, fez uma apresentação institucional a respeito da empresa. Foi ressaltado a importância de se fazer um relatório acerca das manifestações patológicas, como mofos ou infiltrações, de um edifício. Também foi ressaltada a atenção com reformas, e como é fundamental a contratação de um acompanhamento de obras, a fim de evitar que as reformas sejam ineficientes e os problemas retornem após um curto período.

 

Dinâmica

Um aplicativo rastreador de ruídos, uma válvula que controla melhor o fluxo de água para o condomínio evitando desperdício e um sistema para controlar melhor o descarte de lixo. Todas soluções inovadoras que seriam muito úteis aos síndicos certo? Pois todas são soluções levantadas pelos próprios síndicos presentes no I Encontro Estadual dos Síndicos. Com um clima bastante descontraído e inovador, as rodas de discussão fizeram os participantes pensarem “fora da caixa”. Para a dinâmica, os participantes foram divididos em 10 grupos. Cada qual debateu a respeito dos maiores problemas enfrentados pelos síndicos em seu dia a dia.

Após este debate prévio, foi decidido, em consenso, o maior dos problemas e uma possível solução. Com a avaliação de uma banca externa ao desafio, o grupo que trouxe a solução referente ao descarte de lixo foi o vencedor. O momento foi bem legal e contou com uma participação dos presentes e evidenciou a importância do colaborativismo.

Para fechar o evento, Julião Oliveira, coach e especialista em negócios e relações humanizadas, deu um toque de empatia ao evento. Mostrou que o síndico bom é aquele que media conflitos, não aquele que gera conflitos. Muitas vezes as relações humanas são relegadas em detrimento de outras atividades. Neste meio, é fundamental valorizar as pessoas, os condôminos, para manter um bom ambiente e realizar um trabalho de excelência. A palestra foi bastante emotiva e ressaltou que antes de tratarmos com alguém, seja ele um condômino ou um prestador de serviço, estamos tratando com seres humanos.

Agradecimento

O I Encontro Estadual dos Síndicos (SC) foi um sucesso. Foi realmente gratificante ver todos os síndicos presentes engajados com sua capacitação, com o futuro da profissão, com a solução dos problemas do ramo. O EPEC agradece a presença de todos os participantes e espera que tenham aproveitado o evento e este realmente tenha agregado na formação de um síndico melhor. Aos que não foram, fica para uma próxima…

TIME EPEC no Encontro Estadual dos Síndicos

Nossa missão:


Transformar universitarios em empreendedores capazes de mudar o meio em que estao inseridos.

Somos uma empresa de engenharia civil da UFSC composta por graduandos e com apoio de professores e engenheiros civis. Já solucionamos problemas em mais de 300 condomínios e estabelecimentos da grande Florianópolis.