Custos que podem ser evitados em seu condomínio
Você sabia que dos custos de um condomínio, 40% a 50% são gastos com salários e encargos? De 20% a 30% destinam-se ao consumo de água, luz, gás e telefone. Aproximadamente 15% vão para contratos de manutenção, elevadores, bombas e seguros. Cerca de 10% são destinados às despesas administrativas, bancárias, fundos de reserva e pequenos reparos? (Fonte: UOL)

Um dos outros motivos para uma diminuição nos custos do condomínio é o alto índice de desemprego no país, o que faz com que os moradores queiram ter cada vez menos despesas. Visto isso, é fundamental que você, como síndico, busque alternativas para uma redução nos gastos.

Confira algumas dicas que podem reduzir custos, tornando sua gestão mais dinâmica e certeira.

Individualização de água e gás

A implantação de um sistema que mede o consumo por unidade pode trazer redução de até 30% nos gastos, além de excluir a injustiça de uma pessoa que mora sozinha pagar o mesmo que uma família com 4 pessoas.

Reutilização de água da chuva

Uma boa maneira de reutilizar aquela água de chuva que seria descartada é instalando um sistema de captação de água de chuva. Tal sistema poderá reutilizá-la para serviços como lavagem de calçadas, carros, etc, além de uma grande economia. Também é possível captar água do lençol freático. Saiba mais sobre captação de água da chuva acessando nosso Guia Rápido.

clico da água

Substituir as lâmpadas por LED

Uma lâmpada de LED é até 80% mais econômica que a incandescente comum. Dessa forma, podemos alcançar uma redução de até 40% na conta de luz.

http://www.pagueverde.eco.br/index.php/2016/07/25/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-o-led/


Investir em energia solar

Cidades com alta incidência de sol, como Florianópolis, são particularmente propícias à instalação de placas solares. Ainda que não substituam totalmente a energia elétrica, a energia solar possibilita uma economia de até 70% na conta de luz. Entenda melhor como no nosso conteúdo sobre Como reduzir as contas de água e energia elétrica!

https://www.portalsolar.com.br/folha-de-dados-do-painel-solar---o-que-voce-precisa-saber.html


Redução de custos com mão de obra

Um sistema de portaria virtual ou de biometria na entrada e saída dos moradores, torna o procedimento muito mais seguro. Além disso, ele pode trazer grandes economias, podendo chegar a R$16.000 mensais reduzidos nas despesas do condomínio. Também é possível reduzir o custo de mão de obra contratando folguistas para cobrir as horas extras dos funcionários.

Estar sempre atento às legislações

É importante que o síndico esteja por dentro das solicitações dos bombeiros e órgãos públicos a respeito de adequação do prédio, como projetos de acessibilidade e prevenção contra incêndio. Estando em dia com requisitos como esse, é possível reduzir não só um custo de multas, mas também o gasto com reparos posteriores. Tendo a prevenção, garante-se uma economia futura.

Estudo técnico

Muitas vezes o prédio apresenta algumas patologias, como fissuras e infiltrações. Na tentativa de melhorar o visual estético, os problemas são tratados de forma superficial, penas com uma nova pintura ou lavagem de fachada. Entretanto, tais problemas, por não serem devidamente solucionados, podem desencadear problemas ainda maiores. Dessa forma, é muito importante que a opinião de um profissional seja consultada.

Um bom investimento é a realização de um relatório patológico. Neste laudo técnico, é feito um estudo a respeito de cada problema encontrado no edifício, como fissuras, mofos, infiltrações. Assim, achando a solução correta para cada caso, não será necessário realizar reformas periódicas que acabam por não solucionar o problema.

Acompanhar as obras

Na realização de uma reforma grande no condomínio, um serviço de acompanhamento de obras pode trazer uma economia. Nele é feito uma análise de cada etapa da obra para verificar se ela realmente segue os cronogramas e mantém-se dentro das previsões. Dessa forma, garante-se que não sejam necessários novos gastos futuros, caso algum serviço não tenha sido realizado da maneira correta.

Compartilhe

Comentários