EPEC – Escritório Piloto de Eng. Civil

BLOG

Como tornar seu banheiro acessível conforme a lei

Por EPEC em 3 de maio de 2018.

Em tempos passados, ter um banheiro acessível era considerado algo a frente de seu tempo. Porém, a ideia de acessibilidade amadureceu e com ela veio à necessidade de normas que regulamentassem os espaços de uso comum a fim de torna-los acessíveis a todos. Hoje, a norma NBR 9050/2015  (que fala sobre espaços em estabelecimentos, sinalização, etc) já está em vigor e quem a infringe é multado. Sendo assim, falaremos um pouco de como cumprir a norma em relação à banheiros.

 

Quando um banheiro precisa ser acessível?      

Todo espaço em que exista uma área comum precisa ser acessível. Calçadas, portas e rampas por exemplo, além dos banheiros, assunto que trataremos bastante nesse texto. Em casos de prédios, o banheiro em comum precisa ser acessível, por exemplo.

Podemos usar como exemplos também casos de estabelecimentos como lojas, restaurantes e comércios. Por se tratar de espaços de área comum eles precisam obrigatoriamente ter ao menos um banheiro cumprindo a norma para se adequar como um estabelecimento acessível no que diz respeito a banheiros.

 

Como tornar o banheiro acessível?

Um banheiro acessível é composto por vários equipamentos e possui algumas dimensões mínimas.  Desse modo, proporciona maior conforto, segurança e autonomia para deficientes físicos, idosos e demais pessoas com mobilidade reduzida, de tal modo que seja possível utilizá-lo sem a assistência de outros.

Lembrando também que dependendo do local questões podem se alterar por causa de decretos e do plano diretor da cidade. Algo, claro, que deve ser levado em conta antes de qualquer decisão de mudança no banheiro.

As imagens a seguir ilustram algumas das dimensões que seu banheiro deve possuir para ser considerado um banheiro acessível:

projeto banheiro acessivel

Altura necessária para cada item do banheiro ser considerado acessível e cumprir as normas em vigor

 

projeto banheiro acessivel

Áreas de diâmetro e comprimento mínimo necessário nos banheiros considerados acessíveis

 

Levando em consideração os aspectos já levantados, é indiscutível a importância hoje de se cumprir as normas de acessibilidade. A questão dos banheiros discutida neste texto é muito recorrente, assim como a necessidade de se adequar outras áreas externas (principalmente como calçadas, rampas e portas), tudo isso discutido também nesse outro texto. Com um projeto de acessibilidade feito corretamente, multas são evitadas e mais pessoas tem esse espaço para inclusão, tornando o imóvel mais consciente a toda essa importante problemática discutida tanto ultimamente.

 

Nossa missão:


Transformar universitarios em empreendedores capazes de mudar o meio em que estao inseridos.

Somos uma empresa de engenharia civil da UFSC composta por graduandos e com apoio de professores e engenheiros civis. Já solucionamos problemas em mais de 300 condomínios e estabelecimentos da grande Florianópolis.