Como tornar uma residência acessível para idosos
Todos nós sabemos que a terceira idade irá chegar. Logo, envelhecer é só mais um dos processos em que a adaptação se torna fundamental. Mas muitas vezes não nos preparamos, ou seja, se quer adaptamos nosso lar, um dos lugares de maior uso nessa fase. E por essa falta de cuidado corremos inúmeros riscos de saúde, por exemplo as temidas quedas e acidentes domésticos. Para evitar que isso ocorra, preparamos esse conteúdo sobre como tornar uma residência acessível para idosos.

Importância de tornar sua residência acessível para idosos?

Quedas são responsáveis por 56,6% das mortes acidentais de pessoas acima de 75 anos, segundo levantamento do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. Por isso nessa fase aceite-se, entenda e compreenda que seu corpo não tem a mesma força que antigamente, muitos desses problemas e riscos podem ser resolvidos se tomadas medidas simples e fáceis. Investir agora significa, também, economizar mais tarde com auxílio médico.

Na maioria dos casos, as providências são tomadas só após um incidente. A prevenção traz segurança e conforto para que essa fase seja vivida com tranquilidade. O cuidado consigo e com quem amamos é um dos grandes prazeres da vida, e vale seu investimento!

Como tornar o ambiente acessível?

O primeiro passo é adaptar sua casa com o intuito de deixá-la acessível para as novas necessidades da sua família. Por isso separamos 6 dicas fáceis que podem trazer uma segurança muito maior para o dia a dia do idoso em sua residência.

  • Rampas:

Para adaptar escadas ou desníveis é importante a facilitação para cadeirantes, de preferência com materiais antiderrapantes.Todos os critérios e parâmetros relacionados com o dimensionamento de rampas devem ser específicos, como altura e inclinação.

Rampa em um desnível.

  • Banheiro adaptado:

São considerados os aspectos funcionais ao banheiro para um idoso como instalação de bacia, mictório,lavatório, boxe de chuveiro, acessórios e barras de apoio, além das considerações dirigidas às áreas de circulação, transferência, aproximação e alcance. 

A casa perfeita para idosos (Foto: Reprodução/Divulgação)

Exemplo de banheiro adaptado. 


  • Corrimãos e barras de apoio:

São as responsáveis para a estabilização das pessoas com mobilidade reduzida e mesmo as com problemas de equilíbrio.  

corredor-adaptado01

Exemplo de barras de apoio.

  • Espaço de manobra interno e aberturas: 

Fator importante para que a movimentação de pessoas em cadeiras de rodas se dê de forma segura e confortável é a garantia das dimensões mínimas nas áreas de circulação. Essas dimensões se aplicam nas larguras das passagens disponibilizadas para serem transpostas, em especial, por pessoas em cadeiras de rodas. 

  • Tamanho de portas:

Quanto mais larga melhor para a transição entre os ambientes quando se faz uso de cadeira de rodas, bengalas, muletas ou andadores. Todas as portas, quando inseridas em uma rota acessível, sem exceção, devem ter vão livre mínimo de 0,80 m e altura mínima de 2,10 m.

  • Piso antiderrapante:

Geralmente em ambientes, externos e internos, onde existe a tendência de ficar molhado, por exemplo lavanderia, quintais, varandas e calçadas, são os lugares de maior risco para o idoso escorregar e cair. A solução é a adaptação do piso, para um que seja antiderrapante. Às vezes o banheiro pode se tornar mais seguro apenas com um tapete sem a necessidade de trocar o piso. 


pisos-área-externa-garagem-

Opções de piso antiderrapante.



Hoje sabe-se também que a população id
osa tende a aumentar conforme os anos. Pensando nisso, o EPEC sugere a todos esse olhar à segurança dentro de casa. Assim, o planejamento de acessibilidade também traz em seu valor autonomia e liberdade ao morador, melhorando sua qualidade de vida, além de valorizar seu imóvel.

Com isso, você aprende dicas fáceis e que podem trazer uma segurança muito maior para o dia a dia do idoso em sua residência. Compartilhe esses ensinamentos com quem você gosta e se interessaria pelas dicas. Quer entender mais sobre o assunto? Acesse nosso Guia de acessibilidade

Caso tenha alguma dúvida não exite em entrar em contato conosco, ficaremos bastante contentes em te conhecer e ajudar. Além disso, saiba que o EPEC elabora projetos de acessibilidade caso tenha ou surja interesse.       

Compartilhe

Comentários