EPEC – Escritório Piloto de Eng. Civil

BLOG

3 Passos essenciais para realizar uma reforma

Por EPEC em 22 de novembro de 2018.

Tendo como base as reformas que o EPEC já realizou nesses 24 anos no mercado, fizemos esse material para auxiliar você, que está pensando em realizar alguma reforma em sua casa, estabelecimento ou hotel. Ao pensar em uma obra bem feita, conseguimos separar 3 itens principais que precisam de muita atenção.

Reforma

 

De projeto em projeto se faz uma reforma

 

Estudo

O 1º passo a ser dado é o ESTUDO. Imagine uma prova, na escola: para ter certeza que vai se sair bem, você precisa estudar. Um engenheiro, para fazer uma reforma bem feita, precisa estudar toda a estrutura antes de colocar em prática qualquer projeto.

  • Pensar no que você deseja fazer exatamente e no resultado que espera obter com a obra. Realizar um orçamento para que se tenha uma noção aproximada do investimento que será necessário para que o projeto saia do papel. Uma boa dica é lembrar de acrescentar aproximadamente mais 15% do valor total do orçamento inicial no orçamento final, destinado aos imprevistos que podem vir a acontecer, afinal, muitas vezes algo não sai como planejado e é necessário realizar mais alguns gastos, esteja pronto para isso, é sempre melhor prevenir do que remediar.
  • Procurar por ótimos profissionais e, se possível, especializados na área relacionada a reforma que você irá fazer. Tal busca vai proporcionar um melhor resultado final pois, com um profissional especializado, você terá mais confiança, segurança e garantias.
  • Conversar com pessoas que já fizeram alguma reforma parecida e estar aberto a receber orientações e dicas,  pois é sempre bom ouvir experiências.
  • Dependendo de sua reforma, realizar um relatório patológico que serve para saber as reais causas do problema e o que é necessário fazer para solucioná-lo permanentemente.

 

Realizar

Depois de um estudo bem feito, completo e detalhado, você estará ciente de tudo que precisará ter para que sua obra seja bem feita. Mas há muito o que fazer ainda pois, nesta etapa, a obra nem começou. Agora vem o 2° Passo:

Quando tudo estiver decidido, chegou a melhor parte: executar a obra. Chegou o momento de REALIZAR.

Nessa etapa, que é a fundamental e decisiva, é preciso estar atento a obra como um todo, então iremos dar algumas dicas que podem facilitar esse processo:

  • Chegou a hora de executar a obra, após ter todos os projetos em mãos, que foram feitos pelos melhores profissionais da área, você irá buscar por uma empresa credenciada e de confiança para atuar na reforma. É o momento de capacete na cabeça, projetos em mãos e equipe em ação!
  • Lembre-se sempre, a obra é pra você. É hora de solucionar os seus problemas e realizar as suas vontades, não de gerar ainda mais dores de cabeça. Ter uma empresa qualificada a frente da realização do projeto é necessário para garantir esse sucesso.

 

Acompanhamento de obras

Durante a contratação, esteja atento ao contrato e as condições do mesmo, quais os métodos que a empresa utilizará e fique atento aos produtos, para que sejam de qualidade, para tudo isso é necessário que entre em cena o nosso 3° e último, mas não menos importante passo: O ACOMPANHAMENTO DE OBRAS.  

Esse é o momento de ter alguém pra ser o fiscal da sua obra, você já escolheu a empreiteira, agora certifique-se de que esta fará um trabalho bem feito.  Muitas vezes, a reforma é realizada, porém, após alguns anos, o mesmo problema retorna. Teoricamente, seguindo o projeto, o problema não deveria voltar, tampouco, tão cedo. Mas o que acontece quando se poupa na fiscalização é que, durante a execução da obra, a empreiteira descumpre algumas das exigências que constam no projeto inicial. Mas como não tinha ninguém de fora acompanhando a obra, acabam por realizar um serviço não tão bem feito, usando produtos de pouca qualidade e pulando etapas da obra, fazendo com que assim, o problema retorne.

Mesmo que a obra não esteja associada a um problema, o acompanhamento continua sendo importante. Essa é uma garantia de que a obra seja executada para evitar contratempos futuros. Um exemplo é a ampliação de uma casa.

  • Para ter um trabalho bem feito e satisfatório é importante contratar uma empresa que realize o acompanhamento de obras. Ela irá relatar os erros cometidos durante a obra para que possa cobrar da empreiteira, ajustando o serviço ao projeto.
  • Muitos não percebem que o serviço de acompanhamento de obras é um investimento necessário. É uma garantia de que o problema seja resolvido em apenas uma reforma, evitando, assim, gastos maiores no futuro.

O EPEC pode te ajudar!

Esses foram os 3 conselhos do EPEC para sua obra sair conforme o planejado, mas atente-se! Para sair conforme planejado, é preciso planejar! Nossa equipe pode te acompanhar do começo ao fim da obra que pode ser decisiva para a sua propriedade. Além disso, solucionar qualquer dor de cabeça que uma reforma pode trazer. Entre em contato e agende a sua visita!

 

Clique aqui e faça seu orçamento gratuito.

 

Quer conhecer mais do Escritório Piloto de Engenharia Civil de Florianópolis e conhecer melhor a nossa atuação no mercado? Deixe-nos pilotar a sua reforma e venha nos acompanhar pelas redes sociais:

 

epec_ej

EPEC

Nossa missão:


Transformar universitarios em empreendedores capazes de mudar o meio em que estao inseridos.

Somos uma empresa de engenharia civil da UFSC composta por graduandos e com apoio de professores e engenheiros civis. Já solucionamos problemas em mais de 300 condomínios e estabelecimentos da grande Florianópolis.