EPEC – Escritório Piloto de Eng. Civil

BLOG

Reforma: 3 Passos essenciais para uma sem complicações

Por EPEC em 5 de junho de 2018.

Tendo ou não convívio com obras, certamente você já se deparou com reformas atrasadas que estouram o planejamento inicial. Sendo um problema muito recorrente, pensando em ajudar a não ter nem riscos de ter problemas na sua reforma, separamos em 3 passos que consideramos indispensáveis para se realizar a reforma de forma correta, evitando problemas futuros.

ENTENDENDO O PROBLEMA           

Antes de qualquer coisa, o que vai fazer sua reforma realmente definitiva será o estudo. Pode ser dividido em 3 seções:

Causas 

Pensar no que você deseja fazer exatamente e no que você espera obter após a obra é indispensável. Nessa parte do estudo você deverá entender quais as causas e os problemas que o levaram a pensar em tal reforma e as maneiras possíveis de acabar com tais problemas.

Muitas pessoas planejam reformas por perceberem manifestações patológicas no local, ou seja, infiltrações, mofos e fissuras. São problemas difíceis de lidar e muitas soluções encontradas apenas os cobrem, e não os estudam realmente e buscam formas efetivas de extingui-los. Isso porque sem o estudo das patologias, a reforma sairá mais barata, porém, provavelmente, as patologias voltarão a aparecer e o barato sairá caro.

Também é importante procurar por ótimos profissionais especializados na área relacionada a reforma que você irá fazer. Tal busca vai proporcionar um melhor resultado final pois com um profissional especializado você terá mais confiança, segurança e credibilidade.

Tem que se levar em conta que esta etapa inicial de estudar o problema em si é crucial. Isto pois caso seja feita de forma errada, todo o resto do projeto também sairá de forma incorreta. Por causa disso,é de extrema importância que essa etapa seja realizada da melhor forma possível.

Soluções

Essa é a etapa mais importante em relação a análise do problema. Ela servirá de base para quem for contratado corrigir o problema com garantia técnica, não em achismos. Aqui, as soluções que você terá que aplicar serão explicadas e detalhadas.

Para realizar um estudo que seja efetivo é importante que ele seja feito por um profissional da área ou uma empresa especializada no assunto, pois estudo feitos de forma incorreta podem acarretar em obras desnecessários e possivelmente reformas frustradas que terão que ser feita, gerando gastos desnecessários.

Previsões de custo

Realizar um orçamento para que se tenha uma noção aproximada do investimento que será necessário para realização da obra é importantíssimo. Ajuda muito tanto antes de começar a obra quanto durante,pois dará um parâmetro de gastos em cada etapa. Indicasse se adicionar cerca de 15% no orçamento final, como uma margem de erro.

 

relatório patológico para reforma

 

EXECUTAR

Após tal estudo você estará ciente de tudo que sera necessário para que sua reforma seja realizada de forma eficiente. Quando tudo estiver decidido, chegou a hora de colocar tudo que foi pensado e decidido em prática, chegou o momento da execução da obra em si.

Etapa crucial, novamente é necessária ser realizada por bons profissionais para que não ocorra falha estrutural. Por isso é importante contratar uma empreiteira com boa fama e que não tenha em seu histórico obras problemáticas. Seguir os padrões de segurança também é de extrema importância, e deve ser levado como prioridade na execução.

É importante também checar tudo que está no contrato, pois grande parte dos problemas é questão contratual. Assegure-se de que todos os serviços a serem realizados estejam bem pré-estabelecidos para não haver futuros problemas. Tire todas suas duvidas com o engenheiro e empreiteira para que depois, arrependimentos não ocorram. Lembre-se: após que a obra for feita, qualquer mudança é muito cara. Por isso você deve estruturar muito bem sua reforma  e administrar a parte da execução com muita atenção.

ACOMPANHAR

O terceiro passo é o acompanhar sua reforma, que é feito simultaneamente com segundo passo, para assegurar que a obra seja feita de forma correta e eficiente.

Após assinar contrato com a empreiteira é necessário também a monitoria para acompanhar a utilização de métodos e produtos adequados e para se certificar de que os prazos determinados em contrato estejam sendo cumpridos, pois mesmo que a empreiteira contratada seja boa, imprevistos acontecem.

O que ocorre muitas vezes é a empreiteira não realizar a obra de forma correta, como consta no projeto. Elas acabam utilizado produtos de má qualidade, pulando etapas ou ate procedimentos incorretos. Isso acontece por não ter um acompanhamento de obra, ou seja alguém de fora que veja se esta tudo correto. Como a maioria das pessoas não dispõe de tempo ou conhecimento para isso, acabam delegando essa tarefa a profissionais qualificados que prestam um serviço de acompanhamento de obras.

acompanhamento de obra para reforma

Mesmo que a reforma não esteja relacionada com um problema (como por exemplo em uma ampliação de uma casa) o acompanhamento continua sendo interessante para garantir que a obra seja executada da maneira correta e que seja entregue no prazo estipulado. 

Contratar alguma empresa que faça esse serviço é muito importante, se transformando em um investimento. O valor gasto caso a obra seja feita de forma incorreta não se compra com o de um relatório patológico.

DESEJAMOS UMA BOA REFORMA

Com essas dicas você terá uma  reforma que te proporcionará total satisfação. Lembrando que todas as etapas apresentadas aqui são muito importantes e complementares, ou seja, uma depende da outra. Logo, faça um bom estudo da obra que irá realizar e também um orçamento com uma margem de erro.

Você só deve começar a execução da obra quando possuir tudo muito bem planeado e estruturado e também, o investimento. E por último, contrate um serviço de acompanhamento de obras para que tudo saia dentro de esperado. Assim, você terá uma reforma dentro dos padrões e nenhuma surpresa, tanto no presente como no futuro. 

Nossa missão:


Transformar universitarios em empreendedores capazes de mudar o meio em que estao inseridos.

Somos uma empresa de engenharia civil da UFSC composta por graduandos e com apoio de professores e engenheiros civis. Já solucionamos problemas em mais de 300 condomínios e estabelecimentos da grande Florianópolis.